metropoles.com

Com helicópteros, Itamaraty resgata 7 brasileiros no Haiti

O Itamaraty também ajudou no resgate de uma cidadã alemã idosa. Outros 59 brasileiros decidiram ficar no Haiti ou saíram por conta própria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de rebeldes haitianos em carro em rua pegando fogo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de rebeldes haitianos em carro em rua pegando fogo - Metrópoles - Foto: Getty Images

Em meio à onda de violência que afeta o Haiti, o Ministério das Relações Exteriores resgatou, nesta quarta-feira (10/4), sete brasileiros que manifestaram o desejo de sair do país.

Eles deixaram o local a bordo de dois voos de helicóptero até a cidade de Jimaní, na República Dominicana. De lá, os brasileiros partiram para a capital dominicana, São Domingos, ao lado de funcionários da embaixada.

Segundo o Itamaraty, outros 59 brasileiros foram identificados pela embaixada do Brasil em Porto Príncipe, no Haiti, mas decidiram permanecer no país ou saíram por conta própria.

Durante a operação de resgate, o governo brasileiro também deu suporte a uma cidadã alemã idosa, a pedido e às custas do país europeu.

“O governo brasileiro agradece aos governos do Haiti e da República Dominicana o apoio recebido, que muito contribuiu para o êxito da operação”, diz a nota publicada pelo Itamaraty.

Crise no Haiti

O Haiti sofre com uma onda de violência perpetrada por gangues que atuam no país. A crise levou o primeiro-ministro, Ariel Henry, renunciar ao cargo.

Desde o início de março, os grupos criminosos orquestraram ataques coordenados contra delegacias de polícia e presídios.

Estima-se que 80% da capital haitiana seja controlada por gangues que tentam tomar a parte restante do território. Em várias partes do país aconteceram protestos de civis marcados por pedidos à liderança para lidar com a crise.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?