Com helicópteros, Itamaraty resgata 7 brasileiros no Haiti
O Itamaraty também ajudou no resgate de uma cidadã alemã idosa. Outros 59 brasileiros decidiram ficar no Haiti ou saíram por conta própria
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio à onda de violência que afeta o Haiti, o Ministério das Relações Exteriores resgatou, nesta quarta-feira (10/4), sete brasileiros que manifestaram o desejo de sair do país.
Eles deixaram o local a bordo de dois voos de helicóptero até a cidade de Jimaní, na República Dominicana. De lá, os brasileiros partiram para a capital dominicana, São Domingos, ao lado de funcionários da embaixada.
Segundo o Itamaraty, outros 59 brasileiros foram identificados pela embaixada do Brasil em Porto Príncipe, no Haiti, mas decidiram permanecer no país ou saíram por conta própria.
Durante a operação de resgate, o governo brasileiro também deu suporte a uma cidadã alemã idosa, a pedido e às custas do país europeu.
“O governo brasileiro agradece aos governos do Haiti e da República Dominicana o apoio recebido, que muito contribuiu para o êxito da operação”, diz a nota publicada pelo Itamaraty.
Crise no Haiti
O Haiti sofre com uma onda de violência perpetrada por gangues que atuam no país. A crise levou o primeiro-ministro, Ariel Henry, renunciar ao cargo.
Desde o início de março, os grupos criminosos orquestraram ataques coordenados contra delegacias de polícia e presídios.
Estima-se que 80% da capital haitiana seja controlada por gangues que tentam tomar a parte restante do território. Em várias partes do país aconteceram protestos de civis marcados por pedidos à liderança para lidar com a crise.