metropoles.com

Com fim do G20, Lula diz que Belém sediará a “COP da virada”

COP30, de 2025, será sediada em Belém (PA). Lula passa a presidência rotativa do G20 nesta tarde, após um ano no comando do grupo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Lula na abertura do G20 - Metrópoles
1 de 1 Lula na abertura do G20 - Metrópoles - Foto: Reprodução

Rio de Janeiro — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se despede, nesta terça-feira (19/11), da presidência rotativa do G20 durante a Cúpula de Líderes no Rio de Janeiro. Em discurso para abrir a sessão sobre desenvolvimento energético e transição ecológica, o titular do Planalto citou a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada em Belém (PA), no próximo ano.

“Não podemos adiar para Belém a tarefa de Baku”, comentou Lula sobre a capital do Azerbaijão, palco da COP29 neste mês. “A COP30 será nossa última chance de evitar uma ruptura irreversível no sistema climático. Conto com todos para fazer de Belém a COP da virada”, afirmou.

O presidente frisou que “precisamos de uma governança climática mais forte”. “Não faz sentido negociar novos compromissos se não temos um mecanismo eficaz para acelerar a implementação do Acordo de Paris”, pontuou Lula, a respeito do tratado assinado em 2015.

Especialistas da área preveem que uma atualização ou um novo texto será produzido na COP de Belém a fim de substituir o Acordo de Paris, especialmente após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos.

“O Brasil convida a comunidade internacional a considerar a criação de um Conselho de Mudança do Clima na ONU [Organização das Nações Unidas], que articule diferentes atores, processos e mecanismos que hoje se encontram fragmentados”, disse.

O chefe do Executivo citou ainda as mudanças climáticas, “com enchentes, incêndios, secas e furacões cada vez mais intensos e frequentes”, e pediu por maiores esforços para “evitar um cenário pior”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?