Com fim do G20, Lula diz que Belém sediará a “COP da virada”
COP30, de 2025, será sediada em Belém (PA). Lula passa a presidência rotativa do G20 nesta tarde, após um ano no comando do grupo
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se despede, nesta terça-feira (19/11), da presidência rotativa do G20 durante a Cúpula de Líderes no Rio de Janeiro. Em discurso para abrir a sessão sobre desenvolvimento energético e transição ecológica, o titular do Planalto citou a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada em Belém (PA), no próximo ano.
“Não podemos adiar para Belém a tarefa de Baku”, comentou Lula sobre a capital do Azerbaijão, palco da COP29 neste mês. “A COP30 será nossa última chance de evitar uma ruptura irreversível no sistema climático. Conto com todos para fazer de Belém a COP da virada”, afirmou.
O presidente frisou que “precisamos de uma governança climática mais forte”. “Não faz sentido negociar novos compromissos se não temos um mecanismo eficaz para acelerar a implementação do Acordo de Paris”, pontuou Lula, a respeito do tratado assinado em 2015.
Especialistas da área preveem que uma atualização ou um novo texto será produzido na COP de Belém a fim de substituir o Acordo de Paris, especialmente após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos.
“O Brasil convida a comunidade internacional a considerar a criação de um Conselho de Mudança do Clima na ONU [Organização das Nações Unidas], que articule diferentes atores, processos e mecanismos que hoje se encontram fragmentados”, disse.
O chefe do Executivo citou ainda as mudanças climáticas, “com enchentes, incêndios, secas e furacões cada vez mais intensos e frequentes”, e pediu por maiores esforços para “evitar um cenário pior”.