Com fim da votação, MJ celebra eleições “muito tranquilas”
País registrou ocorrências envolvendo compra de votos, boca de urna e até tentativa de homicídio
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) avalia que as Eleições Municipais deste ano transcorreram de forma tranquila. Ao término do período de votação, neste domingo (6/10), o diretor de operações integradas e de inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Rodney Silva, afirmou que as eleições “foram muito tranquilas, a despeito de algumas ocorrências pontuais”.
Segundo o representante do MJSP, foram constatadas ocorrências envolvendo relacionadas à compra de votos, boca de urna e até ocorrências envolvendo tentativa de homicídio.
“Foram ocorrências gerais em que a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, as polícias estaduais — através da Polícia Civil e Polícia Militar — puderam atuar de sorte a manter um ambiente bastante tranquilo”, avaliou o diretor de operações integradas e de inteligência da Senasp.
O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, instalado na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Brasília (DF), trouxe a integração entre as forças de segurança e divulgou balanços das operações no decorrer do dia.
Segundo a atualização, houve uma tentativa de feminicídio em Aracaju (SE) e um homicídio em frente a uma zona eleitoral em Canoas (RS). Ainda houve uma tentativa de assassinato contra um vereador em Redenção da Serra (SP).
Durante o primeiro turno das eleições municipais, o país registrou 911 ocorrências relacionadas a crimes eleitorais. De acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, 20 candidatos e 206 eleitores foram presos.