metropoles.com

Com eleições e G20, Lula deve conciliar mais 6 viagens internacionais

Lula tem compromissos na Ásia e América do Norte antes do ano acabar. No entanto, também precisa se dedicar às municipais e sediar o G20

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert / PR
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de inauguração do Viaduto Roza Cabinda e de assinatura de Ordens de Serviço para recuperação de trechos da BR-267. Juiz de Fora - MG plano safra agricultura - Metrópoles
1 de 1 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de inauguração do Viaduto Roza Cabinda e de assinatura de Ordens de Serviço para recuperação de trechos da BR-267. Juiz de Fora - MG plano safra agricultura - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Até o fim do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá realizar mais seis viagens internacionais. Os compromissos, como o chefe do Executivo já apontou, demandam tempo extra da agenda, especialmente quando será necessário conciliar os eventos com as eleições municipais, em outubro, e a cúpula do G20, em novembro, no Rio de Janeiro.

Em setembro, Lula irá para Nova York, nos Estados Unidos, para a Assembleia Geral das Nações Unidas e deverá aproveitar para marcar a reunião de países democratas, como tem alinhado nos últimos meses com os presidentes da França e Espanha.

Entre o fim de setembro e o começo de outubro, o petista é esperado na posse da nova presidente do México, Claudia Sheinbaum. Depois, entre 21 e 23 de outubro, haverá a cúpula dos Brics em Kazam, na Rússia.

As eleições municipais ocorrerão no Brasil em 6 de outubro. O segundo turno, para locais onde houver, está marcado para o dia 27 do mesmo mês.

“Essas reuniões internacionais tomam muito tempo. Estamos preparando a COP30 em Belém e a reunião dos Brics, em 2025. Não sei se vou ter tempo de participar de campanha, vou fazer um ou outro comício”, afirmou Lula, na sexta-feira (30/8), para a rádio MaisPB.

Novembro deverá ser a agenda mais carregada do presidente. De 9 a 12 de novembro, ele é aguardado na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), em Baku, no Azerbaijão. O presidente deve marcar presença para a passagem de bastão na presidência da conferência. No ano que vem, o Brasil sediará a COP30, em Belém.

Nos dias 15 e 16 de novembro, ocorrerá em Lima, no Peru, uma reunião da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). Em 18 e 19, o Rio de Janeiro sediará a cúpula do G20, a última ação do Brasil enquanto presidente do grupo.

Por fim, em 19 e 20 de dezembro terá a cúpula do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai, da qual Lula também deve participar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?