metropoles.com

Em derrota de Doria, PSDB define modelo de prévias presidenciais

O governador João Doria sinalizou interesse em disputar as prévias do partido para a candidatura à Presidência da República em 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Governador João Doria em entrega de novo lote da Coronavac
1 de 1 Governador João Doria em entrega de novo lote da Coronavac - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – A Executiva Nacional do PSDB estabeleceu em reunião nesta terça-feira (15/6) as regras para as prévias que irão escolher o próximo candidato tucano a presidente da República. A proposta do governador de São Paulo, João Doria, de reforçar o peso do voto dos filiados foi derrotada por 28 votos a 11.

Na resolução aprovada, o colégio eleitoral será formado por quatro grupos de votantes, com peso unitário de 25% do total de votos, que serão integrados da seguinte forma:

  • Grupo 1: Filiados
  • Grupo 2: Prefeitos e vice-prefeitos
  • Grupo 3: Vereadores, deputados estaduais e distritais
  • Grupo 4: Governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional, deputados federais e senadores.

Após a reunião, Doria reforçou seu interesse em ser candidato à Presidência da República pelo partido. “Vamos disputar as prévias, respeitando todos os candidatos. Mas vamos trabalhar para vencer”, disse.

Se a votação fosse hoje, João Doria enfrentaria o senador Tasso Jereissati (CE), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus (AM) Arthur Virgílio.

“Agora é unidade. É preparar as prévias, fazer um processo transparente, com qualidade e inovação. Esse é um dos momentos mais intensos da história do PSDB, uma grande demonstração de democracia interna”, declarou o presidente nacional da legenda, Bruno Araújo.

De acordo com o calendário das prévias, os candidatos farão suas inscrições em 20 de setembro e os debates terão início no dia 18 de outubro. As prévias serão realizadas em 21 de novembro e um eventual segundo turno, no dia 28 do mesmo mês.

A comissão das prévias que elaborou o relatório inicial teve a coordenação do ex-presidente do PSDB José Aníbal e foi formada pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; pelo presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi; pelo senador Izalci Lucas (DF); pelos deputados federais Lucas Redecker e Pedro Vilela; e pelo ex-deputado Marcus Pestana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?