Com cobranças ao governo Lula, “tratoraço” toma ruas de Porto Alegre
O “tratoraço” pede que ao governo federal a liberação de recursos para os produtores rurais do RS afetados pelas enchentes
atualizado
Compartilhar notícia
Produtores rurais do Rio Grande do Sul realizaram, nesta quinta-feira (8/8), um “tratoraço” em Porto Alegre para cobrar o governo federal a liberação imediata de recursos para os produtores rurais gaúchos afetados pelas enchentes.
A manifestação foi organizada pelo movimento SOS Agro RS. Centenas de tratores interditaram as principais vias da capital gaúcha. Nas redes sociais, imagens mostram as extensas filas de tratores que se formaram.
Veja vídeo:
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), esteve na reunião do SOS Agro RS em Porto Alegre. No X, o chefe de estado disse apoiar a cobrança pelo apoio do governo Lula para ajudar os produtores locais.
“O agronegócio gaúcho vem de anos muito difíceis, com ciclos de estiagem, e agora nos deparamos com a calamidade das enchentes. É isso que precisa se fazer entender em Brasília, que olha para o Rio Grande com olhar menos generoso do que para outras regiões”.
Nas redes sociais, parlamentares do Rio Grande do Sul também demonstraram apoio ao movimento. O deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL) afirmou que o “tratoraço” é mais um reflexo do descaso do governo federal. “Ninguém está pedindo favores. Queremos apenas que a riqueza que geramos fique aqui para ajudar na reconstrução do nosso Estado.
O deputado federal Luciano Zucco (PL) criticou a falta de ações do governo federal com os produtores rurais do Rio Grande do Sul. “Essa mobilização não é só dos produtores rurais, mas de toda a sociedade gaúcha, que ficou rouca de tanto gritar por socorro”.