metropoles.com

Com cerco, esquerda e direita apostam sobre futuro do bolsonarismo

Investigação da PF revelou que o ex-presidente “tinha plena consciência e participação ativa” no plano de golpe de Estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de autoridades, concede coletiva de imprensa no aeroporto de Brasília Metropoles a
1 de 1 Ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de autoridades, concede coletiva de imprensa no aeroporto de Brasília Metropoles a - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

As revelações recentes da investigação da Polícia Federal (PF) sobre a trama golpista nos últimos dias do governo de Jair Bolsonaro (PL) demonstram que o ex-presidente “tinha plena consciência e participação ativa” nas articulações golpistas. A medida com que o assunto avança, o bolsonarismo tende, na avaliação de parlamentares, a ficar mais isolado no Congresso Nacional.

O relatório da PF aponta que Bolsonaro pretendia impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e mobilizar as forças militares para não deixar o poder após perder as eleições de 2022.

“Dando prosseguimento à execução do plano criminoso, o grupo iniciou a prática de atos clandestinos com o escopo de promover a abolição do Estado Democrático de Direito, dos quais Jair Bolsonaro tinha plena consciência e participação ativa”, diz trecho do relatório da PF.

5 imagens
O ex-presidente Jair Bolsonaro ao desembarcar em Brasília
1 de 5

O ex-presidente Jair Bolsonaro é um dos indiciados pela PF no inquérito do golpe

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
2 de 5

O ex-presidente Jair Bolsonaro ao desembarcar em Brasília

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
3 de 5

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
4 de 5

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
5 de 5

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

O ex-presidente foi indiciado pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Bolsonaro alegou que sempre jogou “dentro das quatro linhas” da Constituição e negou envolvimento na trama.

Impactos

O deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, indicou que o indiciamento do ex-presidente o deixa mais isolado. ”Ficarão só os radicais. O cidadão médio se afasta.”

O deputado Kim Kataguiri (União-SP) avalia que o caso em torno de Bolsonaro inviabiliza cada vez mais a candidatura do ex-presidente para retornar ao Palácio do Planalto em 2026 e fortalece o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o indicado da direita.

“Acho que fica cada vez mais claro que Bolsonaro não será candidato, apesar da esperança de boa parte dos bolsonaristas. A dúvida que fica é qual será o candidato de direita que conseguirá costurar a maior coligação para disputar contra o PT em 2026”, afirmou o deputado.

Por outro lado, o senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado Federal e secretário-geral do PL, acredita que a situação deixa o bolsonarismo ainda mais forte. O parlamentar não quis dar mais declarações sobre o caso.

“Trama midiática”

Por meio das redes sociais, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), classificou como “trama midiática” o indiciamento do ex-presidente com o objetivo de impactar uma possível candidatura de Bolsonaro contra o atual presidente Lula.

“A trama midiática contra Jair Bolsonaro tem um único objetivo: tirar da corrida eleitoral o único nome capaz de derrotar Lula. Mas Deus proverá. E a verdade está ao nosso lado. Não vamos desistir do Brasil!”, defendeu o filho do ex-presidente.

A PF encaminhou o inquérito que indicou Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O mesmo enviou o caso para a Procuradoria-Geral da República (PGR), que pode ser apresentada uma acusação formal de crimes na Justiça.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?