metropoles.com

Com casos em alta, coronavírus domina debate entre Covas e Boulos em SP

Candidatos a prefeito de São Paulo participam de debate promovido pela TV Band. Segundo turno é no dia 29 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kelly Fuzaro/Band/Divulgação
50622756181_8f922f89cc_c
1 de 1 50622756181_8f922f89cc_c - Foto: Kelly Fuzaro/Band/Divulgação

São Paulo – Os casos de infecção e internação por coronavírus estão em crescimento em São Paulo e a pandemia virou o principal assunto do primeiro debate entre os canditados a prefeito Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSol) na TV aberta nesta corrida de segundo turno, promovido pela TV Band na noite desta quinta-feira (20/11).

Boulos, o desafiante, criticou a gestão da prefeitura na pandemia, com a cidade registrando mais de 14 mil mortos, e disse que o governador tucano João Doria transformou, com o presidente Jair Bolsonaro, a vacina contra a Covid-19 em uma questão político partidária. “Um espetáculo lamentável”, criticou.

O psolista disse ainda que é “no mínimo estranho” que o governo tenha adiado para depois da eleição a progressão da quarentena. “A prefeitura falhou no combate à pandemia. A zona leste, com população maior que a do Uruguai, não teve nenhum hospital de campanha”, criticou.

O candidato Boulos disse ainda que a cidade deveria ter apostado em testagem em massa e que fará isso se ganhar a eleição.

Respostas

O prefeito Bruno Covas disse que “é fácil ser engenheiro de obra pronta, difícil foi enfrentar a pandemia” e garantiu que ninguém ficou sem atendimento na cidade no período.

Para Covas, apesar dos cuidados que o governo do estado tem defendido em relação ao aumento de casos, “o pior da pandemia já passou. A gente enfrentou bem essa pandemia”.

O prefeito disse ainda que questões políticas não influenciam as ações. “Desde o primeiro instante da pandemia, a prefeitura tem seguido as recomendações da vigilância sanitária. E é assim que nós vamos continuar. Sem partidarizar essa questão. Vamos enfrentar essa realidade com seriedade”, garantiu.

Debate

“Aqui não há espaço para qualquer tipo de fake news, de que passada a eleição, vai haver lockdown em São Paulo. Nós vamos continuar a tratar a realidade da pandemia de acordo com a orientação da ciência”, concluiu o prefeito e candidato à reeleição.

Covas, ao falar do “engenheiro de obra pronta”, também disse que era fácil “para quem se omitiu no momento da pandemia, vir dizer o que a prefeitura deveria fazer”. A essa crítica, Boulos respondeu: “Durante o período mais grave da quarentena, eu estava em uma campanha de solidariedade que distribuiu toneladas de cestas básicas, máscaras e álcool em gel. Era isso que eu estava fazendo”.

5 imagens
Guilherme Boulos (PSol)
Bruno Covas (PSDB)
Guilherme Boulos (PSol)
O mediador Eduardo Oinegue, da Band
1 de 5

Bruno Covas (PSDB)

Kelly Fuzaro/Band/Divulgação
2 de 5

Guilherme Boulos (PSol)

Kelly Fuzaro/Band/Divulgação
3 de 5

Bruno Covas (PSDB)

Kelly Fuzaro/Band/Divulgação
4 de 5

Guilherme Boulos (PSol)

Kelly Fuzaro/Band/Divulgação
5 de 5

O mediador Eduardo Oinegue, da Band

Kelly Fuzaro/Band/Divulgação
O segundo turno em São Paulo

O instituto Datafolha divulgou no fim da tarde desta quinta-feira (19/11) sua primeira pesquisa de intenções de voto para o segundo turno na capital paulista. Segundo o levantamento, o prefeito e candidato à reeleição Bruno Covas tem 58% das intenções de votos válidos. O desafiante Guilherme Boulos ficou com 42%.

Na amostra que inclui votos nulos e eleitores indecisos, Covas tem 48% e Boulos, 35%. Brancos e nulos são 13% e 4% não sabem ou não responderam.

Nessa quarta, outro instituto, o Ibope, divulgou sua pesquisa de intenção de voto no segundo turno em São Paulo. No levantamento encomendado pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo, o candidato Bruno Covas aparece na frente, com 47% das intenções de votos. Guilherme Boulos (PSol) somou 35%. Nos votos válidos, Covas teve 58% e Boulos, 42%, assim como no Datafolha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?