metropoles.com

Com Bolsonaro inelegível, Mourão diz que TSE “cassou vontade popular”

Julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ficará inelegível até 2030

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida mostra o vice-presidente Hamilton Mourão de terno e batendo continência - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o vice-presidente Hamilton Mourão de terno e batendo continência - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O senador e ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS) lamentou, nesta sexta-feira (30/6), a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível.

Em publicação feita no Twitter, Mourão comparou a decisão da Suprema Corte à cassação do mandato do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), deferida pelo TSE em maio deste ano.

“Assim, a Justiça Eleitoral do Brasil se notabiliza por cassar a vontade popular, como fez com Deltan Dallagnol agora faz com Jair Bolsonaro”, escreveu.

Depois, o senador citou a frase “o tempora, o mores” que, em latim, significa “ó tempos, ó costume”. A frase teria sido bradada por Cícero no Senado Romano contra vício da política de seu tempo.

Bolsonaro inelegível

O TSE condenou, nesta sexta-feira (30/6), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à inelegibilidade até 2030 por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em uma reunião com embaixadores, em julho de 2022.

A decisão impede o ex-mandatário da República de concorrer às eleições de 2024, 2026, 2028 e 2030.

O último a votar foi o presidente do TSE, Alexandre de Moraes. Segundo ele, o resultado do julgamento é uma resposta à “fé na democracia” e ao “Estado de Direito”.

Na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) julgada, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) acusou Bolsonaro de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião do então presidente com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?