Com belgas, Lula fala de comércio e lembra derrota brasileira na Copa
Lula está na Bélgica para encontro entre europeus e sul-americanos e teve reunião reservada com rei e primeiro-ministro do país europeu
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se reservadamente, na manhã desta segunda-feira (17/7), com o rei da Bélgica, Filipe I, e o primeiro-ministro do país europeu, Alexander De Croo. Na agenda, segundo a comunicação do governo brasileiro, estiveram assuntos como meio ambiente, comércio bilateral e “também um pouco sobre futebol”.
Os belgas foram os carrascos brasileiros na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, quando, com grande atuação dos craques De Bruyne, Hazard e Lukaku, acabaram com o sonho do hexa nas quartas-de-final e mandaram a Seleção Brasileira de volta para casa.
“Conversamos sobre meio ambiente e uma missão empresarial belga que deve visitar o Brasil ano que vem”, informou a conta oficial de Lula no Twitter sobre a reunião bilateral.
Lula está na Bélgica para a cúpula birregional entre os europeus e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Mais cedo, ao participar da abertura do Fórum Empresarial União Europeia-América Latina, o presidente brasileiro ressaltou a importância da cooperação e das parcerias econômicas entre países latino-americanos e europeus. Para Lula, esse é o caminho para enfrentar desafios como as mudanças climáticas e a luta contra a desigualdade social e gerar emprego e renda.
Lula criticou, durante pronunciamento em Bruxelas, o uso de recursos essenciais para “a corrida armamentista” e o envio de armas à Ucrânia, em guerra com a Rússia desde fevereiro de 2022.
Presidente Lula se reúne com o Rei dos Belgas, Filipe I, e com o Primeiro-Ministro do Reino da Bélgica, Alexander De Croo https://t.co/H6LhskUHLh
— Lula (@LulaOficial) July 17, 2023