Com aumento de casos, Rio tem 13% de testes positivos para Covid-19
Número subiu de 9,6% para 13%; motivos podem variar entre festas de fim de ano, férias escolares e maior mobilidade
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A cidade do Rio teve um aumento no número de casos da Covid-19. Na manhã dessa segunda-feira (3/2), a capital apresentava 9,6% de testes confirmados para a doença. Nesta terça-feira (4/2), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que o número chegou a 13% ao longo do dia.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Daniel Soranz, o aumento pode ser reflexo das festas de fim de ano, das férias escolares ou até da maior mobilidade da população.
Normalmente, a prefeitura do Rio realiza esse levantamento semanalmente, mas em função da preocupação com as festas de fim de ano, decidiu fazer no primeiro dia útil após o retorno do recesso. A SMS, no entanto, não informa o total de pessoas que realizaram a testagem.
“O que a gente consegue afirmar é que tem uma nova variante. E toda vez que temos a introdução de uma nova variante, temos um aumento do número de casos”, disse ao Metrópoles.
Na manhã desta segunda-feira, do total de pessoas que realizaram testagem para a Covid-19, 34% delas relataram que passaram o Réveillon fora do Rio, e dessas, 9% testaram positivo. “A gente pede para os cariocas – principalmente os que foram para festas de Natal e Ano Novo fora da cidade -, que, se retornarem com algum tipo de sintoma, façam teste”, completou.
Ainda de acordo com Soranz, é importante que as pessoas aptas a tomar a dose de reforço contra a Covid-19 – quatro meses após a segunda dose -, procurem um posto de saúde.
“Temos uma baixa adesão à campanha nesse momento. A gente espera vacinar 800 mil pessoas no mês de janeiro, mas só tivemos 30% de imunizados com o reforço até agora na cidade”, conta.
Apesar de o Rio ser umas das cidades que mais vacinou pessoas com a dose de reforço, ainda é necessária uma aderência maior da população para que haja proteção contra a variante Ômicron – já confirmada com disseminação comunitária na cidade.