Com aumento de casos de gripe, Goiás antecipa campanha de vacinação
Campanha foi antecipada em quase uma semana e a vacina da gripe está disponível para todos os grupos prioritários em Goiás
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Em razão do aumento dos casos de gripe nas últimas semanas em Goiás, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) antecipou, em quase uma semana, a campanha de vacinação contra Influenza. O início da imunização estava previsto para ter início na próxima segunda-feira (10/4), no entanto, a aplicação já começou.
De acordo com a SES-GO, a vacinação começou nessa terça-feira (4/4) e está disponível para todos os grupos prioritários até o dia 31 de maio. Segundo a pasta, de um total de 63 casos registrados até o momento, em 2023, 27 acontecerem em períodos recentes. Uma morte também foi registrada neste ano.
Conforme a secretaria de saúde, o serviço de imunização é oferecido em 965 postos de saúde no estado. Porém, a Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) ainda não informou quando será o início da vacinação na capital. De acordo com a pasta, os profissionais estão sendo preparados para aplicação da vacina e, por isso, também não é possível disponibilizar a lista dos locais onde ocorrerá a campanha.
Grupos prioritários
Os grupos prioritários da campanha são pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, professores, pessoas com comorbidades, presos e adolescentes que cumprem medida socieducativa.
Profissionais como os do transporte coletivo, portuários, forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, além dos servidores do sistema carcerário também entram como prioridade.
A meta da campanha é vacinar 90% das pessoas que fazem parte desses grupos. Em Goiás, a população-alvo é de 2,58 milhões de pessoas.