Com alta de casos e mortes, Batatais (SP) decreta lockdown de 17 dias
Medida vale até 31 de maio. Cidade registrou, nos 13 primeiros dias de maio, 84% das mortes calculadas em todo o mês de abril
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A cidade de Batatais, a 309 km de São Paulo, iniciou o primeiro dia de lockdown neste sábado (15/5). O prefeito Juninho Gaspar (PP) decretou, na quinta-feira (13/5), medidas restritivas até 31 de maio.
O confinamento na cidade com 63 mil habitantes acontece em meio a uma escalada da Covid-19. Nos 13 primeiros dias de maio, Batatais registrou 689 casos positivos da doença, equivalente a 84,5% do total registrado em abril, quando 815 cidadãos foram infectados.
De acordo com a prefeitura, 15 pessoas morreram pelo novo coronavírus, mais de uma por dia, até 13 de maio. Em abril, 21 batataenses foram vítimas da doença.
Além disso, o sistema de saúde está em estado crítico, com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em ocupação acima de 100%.
O lockdown em Batatais é o maior registrado no estado de São Paulo, acima das medidas adotadas em Cajuru (9 dias), Araraquara (10 dias), Baixada Santista (13 dias) e São José do Rio Preto (15 dias).
O que muda
Durante 17 dias, atividades de comércio e serviço estarão proibidas, conforme decreto municipal. Isso inclui comércio de rua, feira livre, salões de beleza e estética, igrejas, casas de material de construção, lotéricas, entre outros (clique aqui e veja a relação completa).
Entretanto, a prefeitura abriu exceções para algumas atividades. Os postos de combustíveis poderão funcionar diariamente, das 6h às 20h. Escritórios de contabilidade poderão operar com 30% da capacidade, mas de portas fechadas.
De acordo com a prefeitura, supermercados, mercados e mercearias estarão abertos até 17 de maio, entre as 6h e às 20h, a fim de evitar aglomerações. A partir de terça-feira (18/5), esses estabelecimentos poderão fazer somente entregas (delivery).
O decreto municipal determina que padarias, açougues, hortifrutis, distribuidoras de água e gás, restaurantes, lanchonetes, food trucks, comércio de insumos médicos e hospitalares e pet shops funcionarão em sistema delivery.
Os serviços de saúde (hospital, ambulatório central, laboratórios e Unidades de Saúde) funcionarão normalmente nesse período, bem como farmácias. Além disso, as aulas presenciais estão suspensas em toda a rede de ensino.
Batatais ainda terá toque de recolher, das 20h às 5h. Os cidadãos que descumprirem a regra serão multados em R$ 1,1 mil.
“A população é chamada a ficar em estado de alerta, pois somente com prevenção, que passa pela utilização de máscaras, álcool em gel e distanciamento social, será possível reduzir o número de contaminados até que as vacinas cheguem para um número maior de pessoas”, disse, em nota, a administração municipal.
O que abre durante o lockdown
- Postos de combustíveis, das 6h às 20h, com proibição das lojas de conveniência;
- Escritórios de contabilidade, com porta fechada e número reduzido a 30% dos funcionários;
- Farmácias, incluindo a farmácia municipal;
- Serviços de saúde;
- Clínicas médicas, odontológicas e veterinárias só funcionam em casos de urgência e emergência;
- Serviço de coleta de lixo;
- Cemitério municipal apenas para sepultamento;
- Secretária de Assistência Social e Cidadania apenas para entrega de cestas básicas e demais itens para famílias necessitadas;
- Cartório de Registro Civil para casos de urgência;
- Serviços de internet, água e energia, sob esquema de plantão;
- Atividades industriais cujo processo produtivo não possa ser interrompido sob pena de dano ou risco de desabastecimento de serviços essenciais, com limitação de 30% da capacidade.
Quais são as restrições durante o lockdown
- Comercialização de bebidas alcoólicas está proibida;
- Aulas presenciais na rede pública e privada estão suspensas, mas atividades on-line estão liberadas
- Missas e cultos religiosos com público estão suspensos;
- Transporte coletivo público está suspenso;
- Estão proibidos os salões de beleza, manicures, cabelereiros, escritórios em geral (exceto os de contabilidade), academias, clubes, feiras livres, comércio de rua em geral, material de construção, oficinas mecânicas e borracharias, lotéricas, serviços de pedreiros e pintores;
- Comércio pelo sistema drive-thru está proibido;
- Hotéis não podem receber novos hóspedes, com exceção aos profissionais de saúde ligados ao enfrentamento da Covid -19 e caminhoneiros/transportadores de serviços essenciais;
- Agências bancárias devem estar fechadas, mas trabalho interno está liberado para 20% de funcionários;
- Caixas eletrônicos estão limitados a 30% da capacidade;
- Aglomerações em espaços públicos estão proibidas;
- Serviços públicos municipais estão suspensos;
- Datas de vencimentos de todos os tributos municipais estão suspensos;
- Atividades físicas individuais e coletivas amadoras ao ar livre estão proibidas.