Com aliados esperando mais ajuda, Lula vai a duas cidades com 2º turno
Há expectativa de esforço concentrado do presidente Lula, especialmente nas capitais onde há confronto nas urnas contra bolsonaristas
atualizado
Compartilhar notícia
Após participação tímida nas campanhas de aliados na primeira volta das campanhas municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo cobrado a ser mais ativo no segundo turno das eleições de 2024, que acontecerá em 27 de outubro. E, nos próximos dias, Lula vai viajar a duas capitais onde candidatos apoiados por ele disputam com adversários da oposição: Fortaleza e Belém.
O petista deverá dar uma atenção extra para Fortaleza (CE) e há expectativa que comece por lá a participação em campanhas nesta segunda volta. Na capital cearense, o partido dos trabalhadores é representado por Evandro Leitão, atual presidente da Assembleia Legislativa do estado. O chefe do Executivo tem uma viagem prevista para Fortaleza na sexta-feira (11/10).
A principal agenda desse dia será a entrega de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida.
Segundo Leitão, existem planos para Lula realizar um ato de campanha com ele no sábado (12/10). Outro participante do evento seria o ministro da Educação, Camilo Santana, que já foi governador do estado e está envolvido nessa campanha.
A capital do Ceará é uma das cinco onde há um confronto direto entre candidatos do PT e do PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro. Leitão enfrenta o deputado federal André Fernandes (PL) pela prefeitura de Fortaleza.
Após a apuração das urnas, o candidato petista falou com a imprensa e reforçou que “a disputa é contra o bolsonarismo na capital” no segundo turno. Fernandes teve 40,20% dos votos, contra 34,33% de Leitão.
Belém
Apesar dos planos da campanha de Leitão, a previsão para a semana do titular do Planalto envolve uma passagem por Belém (PA) no sábado para acompanhar as comemorações do Círio de Nazaré.
Conforme apontou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, essa seria uma chance para Lula se encontrar com o deputado estadual Igor Normando (MDB-PA), que confronta o deputado federal Eder Mauro (PL) nas urnas pela prefeitura da capital do Pará.
Além do embate ideológico, Belém é de interesse do governo por ser o local da sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em 2025.