metropoles.com

Com agências abertas, Caixa envia e-mail com 19 casos suspeitos

Além do Distrito Federal, onde já foi registrado um funcionário testado positivo, há situações em mais oito estados do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Teixeira/estadão
imagem colorida Caixa Econômica Federal
1 de 1 imagem colorida Caixa Econômica Federal - Foto: Daniel Teixeira/estadão

A Caixa Econômica Federal tem ao menos 19 casos suspeitos de coronavírus em unidades do banco de todo o país. Em um e-mail interno enviado na sexta-feira (20/03), ao qual o Metrópoles teve acesso, o banco divulga os números como sendo “confidenciais”.

Enquanto não há confirmação de todos os casos, a instituição mantém as agências bancárias abertas, com todos os funcionários trabalhando presencialmente, exceto aqueles que fazem parte do grupo de risco à doença.

Segundo o e-mail, o estado que lidera o número de suspeitas é São Paulo, com oito pessoas em observação. O Distrito Federal tem três casos suspeitos e um funcionário já confirmado com o novo coronavírus.

Na terceira posição está o Rio de Janeiro, com dois empregados, seguidos de mais seis estados com um caso: Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Piauí.

Servidores ouvidos pelo Metrópoles revelam que foram destinados, a cada agência, R$ 300 para a compra de produtos que ajudem na prevenção da doença.

No entanto, alegam que o material não é suficiente. Eles relatam dificuldade para comprar as máscaras. A reclamação é sobre a insegurança em atender ao público sem esse tipo de proteção.

Restrição de acesso
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou o decreto 40.537/2020 na  última quarta-feira (18/03) que proíbe o atendimento ao público em todas as agências bancárias no DF por 15 dias.

Há, contudo, uma exceção na norma: aos atendimentos referentes “aos programas bancários destinados a aliviar as consequências econômicas do novo coronavírus, bem como os atendimentos de pessoas com doenças graves”.

Após a determinação, o banco enviou um aviso interno aos funcionários candangos. O documento, que citava o decreto do GDF, trazia um aviso aos clientes com a oferta de atendimentos reduzidos a programas bancários.

Os servidores poderiam atender clientes apenas para tratar de Linhas de Crédito Pessoa Física – crédito consignado e crédito pessoal; Linhas de Crédito Pessoa Jurídica – crédito a PJ com taxa especial e renegociação de dívidas, além de operação de Crédito Caixa Hospitais.

Funcionamento normal
Na lista há ainda a pausa e a renegociações nos contratos habitacionais e comerciais e serviços bancários essenciais aos cidadãos como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa Integração Social (PIS), Seguro Desemprego e INSS.

“O decreto deixou essa brecha.Mas isso já é tudo que a gente faz: empréstimo, renegociação, saque, depósito. Ficou tudo aberto, estamos atendendo normal. Não mudou nada”, queixou-se um servidor que trabalha de caixa em uma das agências de Brasília.

Em resposta ao Metrópoles a Caixa disse que nos casos suspeitos de diagnóstico do coronavírus, o banco adota “todos os cuidados necessários, conforme o protocolo do Ministério da Saúde, como disponibilização de trabalho remoto pelo prazo de 14 dias”.

A medida serve tanto para as pessoas das unidades envolvidas quanto para aquelas que tenham tido contato com empregados diagnosticados, informou o banco. Além disso, a Caixa afirmou fazer higienização completa do local onde foi registrado o caso.

“Todos os empregados e terceirizados do banco, bem como os parceiros, recebem orientações regularmente, por diversos canais de comunicação, baseadas nas diretrizes divulgadas pelo Ministério da Saúde”, justificou na nota.

O banco disse ainda que foi criado um portal que centraliza todas as informações e disponibilizada uma cartilha no sistema interno do funcionário. “As reuniões, pontos de controle e treinamentos presenciais foram substituídos por chats, vídeos ou audioconferência”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?