Com acordo, CCJ da Câmara transforma convocação de Pimenta em convite
Governistas negociaram com a oposição para que ministro extraordinário da reconstrução do RS compareça à CCJ na segunda semana de julho
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados transformou nesta terça-feira (28/5) uma proposta de convocação em convite para comparecimento do ministro extraordinário da reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, ao colegiado.
O acordo foi firmado depois de os governistas negociarem com a oposição a ida do ministro à comissão entre 11 e 12 de junho. No caso de convite, não há obrigação de comparecimento, mas ficou acordado que caso Pimenta não vá a comissão, a convocação deve ser aprovada.
De autoria do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), o pedido de convocação convertido em convite tem como objetivo fazer o ministro explicar o uso da Polícia Federal (PF) para investigar e responsabilizar quem divulga notícias falsas sobre a tragédia climática no Rio Grande do Sul.
Na justificativa do requerimento, o parlamentar afirma que a medida “demonstra abuso de poder, tentativa de censura do cidadão e de parlamentares, assim como, o uso da máquina pública para perseguição política de opositores”.