metropoles.com

Com acordo, CCJ da Câmara transforma convocação de Pimenta em convite

Governistas negociaram com a oposição para que ministro extraordinário da reconstrução do RS compareça à CCJ na segunda semana de julho

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro da Secom, Paulo Pimenta
1 de 1 Ministro da Secom, Paulo Pimenta - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados transformou nesta terça-feira (28/5) uma proposta de convocação em convite para comparecimento do ministro extraordinário da reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, ao colegiado.

O acordo foi firmado depois de os governistas negociarem com a oposição a ida do ministro à comissão entre 11 e 12 de junho. No caso de convite, não há obrigação de comparecimento, mas ficou acordado que caso Pimenta não vá a comissão, a convocação deve ser aprovada.

De autoria do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), o pedido de convocação convertido em convite tem como objetivo fazer o ministro explicar o uso da Polícia Federal (PF) para investigar e responsabilizar quem divulga notícias falsas sobre a tragédia climática no Rio Grande do Sul.

Na justificativa do requerimento, o parlamentar afirma que a medida “demonstra abuso de poder, tentativa de censura do cidadão e de parlamentares, assim como, o uso da máquina pública para perseguição política de opositores”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?