metropoles.com

Com 50% do senado em risco, 60 gabinetes funcionam em home office

Metade dos senadores eleitos têm mais de 60 anos e 20 estão na faixa etária de 70 a 90 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Para evitar a propagação e contaminação do novo coronavírus, mais de 60 gabinetes do senado estão funcionando por home office. No total de 81 senadores, 50% dos eleitos têm mais 60 anos e se enquadram no grupo de risco, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

No total, 41 tem mais de 60 anos e 20 estão faixa etária de 70 a 90 anos. O primeiro senador a adotar o teletrabalho e home office em seu gabinete foi o Confúcio Moura (MDB-RO), de 71 anos.

Por conta da idade, alguns eleitos têm feito quarentena mesmo sem apresentar sintomas, como no caso do Flávio Arns (Rede-PR), Dário Berger (MDB-SC) e Lasier Martins (Podemos-RS).

O primeiro caso de contaminação na Casa foi do Nelsinho Trad (PSD-MS), que viajou na comitiva oficial aos Estados Unidos, junto ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Apesar dos testes dos funcionários terem dado como negativo ao coronavírus, o gabinete funciona por teletrabalho desde a confirmação da Covid-19 no senador.

Da mesma forma, operam os servidores de Alessandro Vieira (Cidadania-SE),  Marcos do Val (Podemos-ES) e Lasier Martins (Podemos-RS).

O senador mais velho na casa é o José Maranhão (MDB-PB), com 85 anos. Em seguida, é o recém-eleito Arolde de Oliveira (PSD-RJ), de 81 anos. Ambos têm evitado os corredores do Congresso Nacional.

Congresso virtual
Devido ao aumento no número de políticos com coronavírus, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal vão manter os trabalhos legislativos por meio de um sistema virtual para evitar o alastramento da doença.

De acordo com o secretário-geral da mesa, Luis Fernando Bandeira, o novo sistema ainda está em fase de testes e deverá ser concluído na sexta-feira (20/03). A plataforma é fruto de um protótipo pensado ainda durante o período de greve dos caminhoneiros.

No entanto, não há recomendação do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para estender a matérias congressuais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?