metropoles.com

Com 26 ocupações e 5 novos acampamentos, MST fecha o “Abril Vermelho”

Mobilizações do Abril Vermelho do MST ocorreram em 18 estados e no DF e envolveram 30 mil famílias na defesa pela reforma agrária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto colorida de conflito entre policias e membros do MST em São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de conflito entre policias e membros do MST em São Paulo - Metrópoles - Foto: null

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) divulgou um balanço de suas ações do “Abril Vermelho” deste ano, encerrado nessa sexta-feira (19/4). Segundo o grupo, foram realizadas 26 ocupações de terra e instalados cinco novos acampamentos.

As mobilizações ocorreram em 18 estados e no Distrito Federal e envolveram 30 mil famílias na defesa pela reforma agrária e pela produção de alimentos saudáveis e sustentáveis.

O movimento ainda cobrou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) detalhe melhor os dados de famílias beneficiadas no Programa Nacional de Reforma Agrária, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

“Quando a gente vai esmiuçar esses dados, que são dados do próprio governo, a gente ver que, na verdade, apenas 1.450 famílias foram assentadas, através dos projetos de assentamentos. Todo o restante desse montante e, a grande parte dele, está em regularização fundiária e reconhecimento de populações quilombolas, comunidades tradicionais ou em outras modalidades de editais”, diz o balanço do MST.

“Por mais que haja um esforço do governo em sinalizar a retomada da reforma agrária, isso massivamente ainda não se deu. Massivamente tivemos a retomada de um processo de regularização das terras no Brasil”, diz o texto.

Programa do governo

Na segunda-feira (15/4), o governo Lula lançou o programa Terra da Gente, a fim de acelerar terras para famílias pela reforma agrária.

A gestão federal deseja contemplar 295 mil famílias até 2026 e prevê investimento de R$ 520 milhões para a aquisição de lotes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?