Com 13% de vacinados uma vez, GO recebe 211 mil doses da AstraZeneca
Governador Ronaldo Caiado acredita que, com nova remessa, estado vai conseguir vacinar todas as pessoas a partir de 60 anos de idade
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Com 13% de sua população imunizada com a primeira dose contra a Covid-19, Goiás recebeu mais 211 mil vacinas da AstraZeneca, nesta segunda-feira (3/5), no Aeroporto Internacional de Goiânia. É o maior lote de doses recebidas pelo estado até o momento. De acordo com o governo goiano, toda a remessa será utilizada para aplicação da primeira dose.
Depois de chegar ao Aeroporto Internacional Santa Genoveva, na capital, o carregamento da 17ª remessa foi levado, em caminhão apropriado, para a Central de Rede de Frio da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SESGO). O governo ainda aguarda 17.550 doses da Pfizer.
O governador Ronaldo Caiado (DEM) usou as redes sociais para comemorar. “Não tinha melhor jeito de começar a semana, né? Esse é o maior lote de vacinas que já recebemos desde o início da imunização e todas elas serão aplicadas como 1ª dose”, escreveu ele.
Ver essa foto no Instagram
A expectativa do governador é usar o lote para terminar de vacinar todos os idosos. “Acreditamos que, com essa nova remessa, conseguiremos vacinar todos os goianos acima de 60 anos e, então, poderemos caminhar para a imunização dos grupos prioritários. Em breve, se Deus quiser, toda nossa gente estará protegida contra o vírus”, acrescentou Caiado.
Segunda dose
No sábado (1º/5), o estado recebeu 11,8 mil doses da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan. Essa remessa será destinada à aplicação da segunda dose, o que, segundo o governo, permitirá o avanço da aplicação do reforço da vacina nas pessoas que já estiverem dentro do intervalo recomendado para imunização.
Ver essa foto no Instagram
Após a chegada das doses da Pfizer, o carregamento total somará 240.350 doses. O estado pretende concluir a vacinação do grupo de idosos acima dos 60 anos de idade, trabalhadores da saúde, forças de segurança e salvamento e forças armadas. O objetivo é, em seguida, avançar para os grupos de pessoas com comorbidades.
Baixa cobertura vacinal
De acordo com painel eletrônico da SESGO, atualizado em tempo real, 920.302 pessoas já receberam a primeira dose no estado, o equivalente a 13,11% da população. Já a segunda dose foi aplicada em 467.259 pessoas, o que corresponde a 6,66% do total de habitantes em municípios goianos.
Além disso, de acordo com dados oficiais, 15.127 pessoas morreram por complicações da Covid-19 até o momento, em Goiás. Foram 8.609 homens (56,91%) e 6.518 mulheres (43,09%). A taxa de letalidade da doença no estado está em 2,73%.