Com 10 filhos, mulher de 37 anos cria curso sobre “maternidade leve”
Mariana Arasaki, de São Paulo, é mãe de 10 crianças. Para auxiliar mulheres na maternidade, criou o curso “Rotina forte, maternidade leve”
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – De uns meses para cá, a paulistana Mariana Arasaki, de 37 anos, viu sua rotina mudar completamente ao viralizar nas redes sociais. Mãe de 10 crianças e com uma rotina bastante agitada, ela começou a investir no mundo cibernético após diversas pessoas se interessarem por seu cotidiano com tantos filhos.
Neste mês, devido à grande quantidade de perguntas que recebe diariamente, resolveu abrir um curso, chamado “Rotina forte, maternidade leve”, com o intuito de compartilhar suas experiências.
“Tento levar para as outras mães coisas importantes, que eu ache que vão ajudá-las. Recebo muitas perguntas, como, por exemplo: ‘Como faz para dar conta?’. Vejo que muitas se veem perdidas no meio daquela confusão inicial da maternidade. Às vezes, a gente não consegue pensar fora da caixinha”, contou a dona do perfil @coracaodemami, que tem mais de 200 mil seguidores, em entrevista ao Metrópoles.
Para ela, o começo da longa saga da maternidade foi complexo, já que imaginava que não iria aguentar a barra.
“No meu segundo filho, pensei que não ia dar. A Maria Philomena tinha pouco mais de um ano e queria brincar comigo, enquanto o Martin era recém-nascido e precisava de mim. Foi uma batalha pessoal, até que eu inverti a situação e comecei a pensar em formas de contemplar as duas situações”, explica.
As 10 crianças
Todos os 10 filhos de Mariana são de seu marido, o empresário Carlos Arasaki (@coracaodepapi): Maria Philomena, 10 anos, Martin, 8, Maria Clara, 7, Maria Sophia, 6, Bernardo, 4, Margarida Maria, 3, Maria Madalena, 2, Stella Maria, 1, e os gêmeos Josemaria e João Pio, com recém-completados 3 meses.
Para manter a casa em ordem e com tudo funcionando com tantas crianças, Mariana adotou horário para todas as tarefas. “É como uma produção em série. Sai um, entra outro”, brinca.
Passeios com logística
A logística para passeios também é pensada previamente: “Eu não saio com os 10. Alguns são muito pequenos. Então, normalmente, 7 saem comigo para ir ao shopping, por exemplo”, explica.
“Mas eu não descanso em ambientes assim, porque eles podem correr para uma loja de brinquedos a qualquer momento. Então, todos os passeios são pensados. Na primeira viagem que fizemos de avião, precisei de uma logística enorme, porque não conseguia nem comprar todas as passagens sozinha, precisei mobilizar toda a família e levar adultos junto”, completa.
No dia a dia da casa, Mariana conta com a ajuda de duas pessoas para cuidar das crianças. “Gosto de estar presente nas atividades dos mais velhos, de levá-los. Então, preciso que alguém olhe os mais novos”, explica.
Até o quinto filho, ela trabalhava em uma empresa de engenharia, mas, a partir do sexto, decidiu sair para se dedicar à maternidade. “Meu tempo é integral para os meus filhos. São 10 crianças, de todas as idades”, afirma.
Gastos e realização
A atual renda da família é a de Carlos, que é complementada pelos recentes trabalhos de Mariana nas redes sociais, com algumas publicidades.
“Precisamos começar a fazer algumas economias, porque está tudo muito caro. Principalmente no mercado, a gente abriu mão de algumas coisas. Na última ida para compras, tomei um susto. Então, assim, tenho economizado, diminuí também alguns passeios que fazia com as crianças, porque senão a conta fica absurda”, explica.
Apesar das economias, Mariana diz não ser difícil abdicar de coisas para si mesma por causa dos filhos. “Olho pra eles e vejo vários pedacinhos do nosso amor [seu e de seu marido]. Não mudaria nada, porque tudo vale a pena por eles”, afirma.
Segundo ela, apesar de receber diversas críticas, teria mais filhos. “Quando casei, em 2011, nos dissemos que teríamos quantos filhos Deus achasse que fosse necessário. Cada família tem seu tamanho, a nossa, tem 12. Meu marido é filho único e se sente muito realizado com nossa família. Eu vivo uma vida para Deus. Se Deus quiser mandar mais, serão bem-vindos, com certeza”, completa.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.