Com 1 mi de pedidos atrasados, INSS cria sistema de avaliação de serviços
A resolução que determina o Sistema de Monitoramento do Desempenho Organizacional foi publicada nesta segunda-feira
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou um sistema para avaliar os serviços prestados pelo órgão. A expectativa é aumentar a transparência dos resultados das políticas e programas executados.
Desde o ano passado, o INSS enfrenta problemas na avaliação de benefícios. Atualmente, 1,1 milhão de pedidos de benefícios estão parados. São 300 mil sem análise e 800 mil com pendências na documentação.
A resolução que cria o Sistema de Monitoramento do Desempenho Organizacional foi publicada nesta segunda-feira (08/06) no Diário Oficial da União (DOU).
“O monitoramento do desempenho organizacional se dará pela análise sistemática e periódica de processos, produtos ou resultados da gestão, por meio de indicadores”, determina o texto. Segundo o instituto, o programa vai gerar “melhores resultados para a sociedade”.
O sistema será baseado em indicadores de desempenho gerados a partir de dados do INSS. “Os indicadores de monitoramento definidos deverão ser especificados mediante indicação das fontes da informação, da periodicidade e tempestividade de coleta dos dados a serem utilizados para seu cálculo”, determina a portaria.
Os resultados serão divulgados em uma plataforma online para dar transparência aos resultados das políticas e programas conduzidos pelo instituto.