metropoles.com

Colégio ameaça chamar Conselho Tutelar caso pais desmatriculem filhos

Mesmo em meio à pandemia de coronavírus, a escola particular enviou e-mail aos pais que decidiram desfazer a matrícula dos alunos, em Recife

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
fachada escola particular sem aula DF pandemia
1 de 1 fachada escola particular sem aula DF pandemia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A direção do colégio particular Madre de Deus, de Recife, foi acusada de enviar e-mails a pais de alunos que pretendem desfazer as matrículas dos filhos, por causa da pandemia de coronavírus, contendo ameaças. O conteúdo da mensagem foi divulgado por uma usuária do Twitter.

Segundo o texto, assinado pela direção, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determinam a responsabilidade da família sobre a educação das crianças. E que elas devem permanecer matriculadas nas escolas até os 17 anos.

Assim, o colégio dá um prazo de cinco dias para que os pais apresentem a nova instituição e comprovante de matrícula do filho.

Citando as leis vigentes, a direção do colégio ameaça informar ao Conselho Tutelar caso os pais desmatriculem os filhos da instituição. Levando em conta a pandemia de coronavírus e a crise econômica, muitas famílias tiveram o poder aquisitivo reduzido.

À família da jovem que publicou o e-mail, que não quis renovar a matrícula, os gestores enviaram a seguinte mensagem: “Findo o prazo, sem o retorno com o preenchimento das informações solicitadas, em cumprimento às diretrizes legais, a instituição de ensino encaminhará a informação ao Conselho Tutelar, a fim de que dê os devidos encaminhamentos”.

Em nota, assinada pelo advogado Eduardo Freitas, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE) diz que “não se trata de represália ao movimento crescente de cancelamentos de matrícula, com vistas a inibir tal movimento, não há juízo de valor, nem tampouco intencional obter justificativa da família quanto à motivação que levou ao pedido de cancelamento”.

E prossegue: “O comunicado apenas cumpre o papel de informar sobre o dever legal da família em manter os filhos maiores de quatro anos e menores de 17 matriculados em rede particular de ensino, e solicitar informação que garanta à escola que o menor foi dirigido a outra instituição de ensino de destino para dar continuidade ao ano letivo.”

A entidade diz ainda que “a solicitação para que a família informe a instituição de ensino de destino do menor também não tem caráter fiscalizatório, mas apenas de registrar que houve um destino e que, assim, não se faz necessário o comunicado ao Conselho Tutelar.”

O Metrópoles entrou em contato com o Colégio Madre de Deus, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?