Colapso de mina: Alckmin anuncia ida de ministros a Maceió
Presidente em exercício, Alckmin informou que os ministros dos Transportes e do Desenvolvimento e Assistência Social vão acompanhar o caso
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSD), pediu aos ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, e Renan Filho, do Ministério dos Transportes, para acompanharem a situação do bairro de Mutange, em Maceió, que corre risco de colapsar em decorrência das atividades de mineração da empresa Braskem.
Pelo X (antigo Twitter), Alckmin afirmou que os titulares das pastas estão na capital alagoana, junto a equipes dos ministérios dos Transportes, da Integração e do Desenvolvimento Regional e de Minas e Energia. Representantes da Defesa Civil Nacional e do Serviço Geológico também estão no local.
Orientei hoje os ministros @wdiaspi e @RenanFilho_ a acompanharem de perto, em Maceió (AL), o risco iminente de colapso de uma mina da petroquímica Braskem na Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange. Os ministros Renan e Wellington já estão na capital alagoana com uma equipe de…
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) November 30, 2023
Na quarta-feira (29/11), a Prefeitura de Maceió declarou situação de emergência por 180 dias devido à possibilidade de colapso da mina número 18, no bairro de Mutange. Moradores tiveram de deixar suas casas às pressas diante do risco de desabamentos.
O problema teve início em 2018, e desde então, 14 mil imóveis foram desocupados em cinco bairros da capital, mas dezenas de famílias ainda permaneciam na borda da área de risco.
A Braskem comunicou que está monitorando continuamente a situação da mina 18, e os dados mais recentes indicam que o movimento do solo persiste na área. A empresa acrescentou que “continua tomando todas as medidas cabíveis para minimização do impacto de possíveis ocorrências” e mantém colaboração com as autoridades competentes.