metropoles.com

CNU: provas começarão a ser distribuídas em 3/8, e logística inclui RS

Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”, será aplicado em 18/8. Mais de 1,6 mil candidatos do RS pediram reembolso

atualizado

Compartilhar notícia

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_
Imagem ilustrativa para o Concurso Nacional Unificado CNU provas adiadas pelas fortes chuvas no RS Enem dos concursos - Metrópoles 1
1 de 1 Imagem ilustrativa para o Concurso Nacional Unificado CNU provas adiadas pelas fortes chuvas no RS Enem dos concursos - Metrópoles 1 - Foto: <p>Wey Alves/Metrópoles<br /> @weyalves_</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), apelidado de “Enem dos Concursos”, começarão a ser distribuídas no primeiro sábado de agosto (3/8), duas semanas antes da aplicação, conforme informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O certame, que ocorreria inicialmente em 5 de maio, foi adiado para 18 de agosto em razão dos prejuízos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que prejudicaram milhares de candidatos.

Após a alteração da data, o governo abriu prazo para pedidos de reembolso e alteração do local de prova — neste segundo caso, apenas para os candidatos com residência no Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos com residência em outros estados que fariam prova no estado gaúcho.

Do total de 2,1 milhões de inscritos, 31.050 candidatos solicitaram devolução da taxa de inscrição e 138 pediram alteração do local de prova. No ranking nacional, o Rio Grande do Sul era o oitavo em número de participantes, com 80.348 inscrições. Após a calamidade, o número total de inscritos no estado caiu para 78.679. Foram, portanto, 1.669 desistentes no RS.

Mesmas provas

Por se tratar da primeira edição do Concurso Unificado, não havia um banco de questões e o governo manteve as mesmas provas que já estavam sendo distribuídas nos estados no início de maio. Na época, a ministra da Gestão, Esther Dweck, informou que as provas tinham chegado a 65% das cidades. O governo espera replicar o modelo ainda nesta gestão, entre os anos de 2025 e 2026.

O adiamento exigiu do MGI uma logística para o recolhimento de todos os 18.757 malotes de prova, que foram levados para um local seguro, certificado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e já utilizado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o governo, os malotes foram checados individualmente por uma equipe de segurança, que confirmou estarem todos intactos.

As provas serão aplicadas em todos os estados do país e no Distrito Federal, contemplando 228 municípios. A banca organizadora do certame é a Fundação Cesgranrio.

Logística no RS

Na última quarta-feira (17/7), representantes do Ministério da Gestão foram ao RS e se reuniram com autoridades do estado para acertar os últimos detalhes da aplicação das provas e garantir a segurança e a logística de realização das provas.

Para garantir que todos os gaúchos realizem o concurso com segurança, o Ministério da Gestão organizou uma força-tarefa que percorreu as 10 cidades do estado que vão receber provas, para verificar as condições de estrutura e garantir o acesso aos locais de aplicação das provas.

“Fizemos um esforço conjunto e articulado dos governos federal, estadual e prefeituras das cidades gaúchas para garantir que o Rio Grande do Sul participasse do concurso junto com todos os estados do Brasil. Podemos garantir à população que o estado está preparado para realizar a prova no dia 18 de agosto”, assegurou o coordenador-geral de Logística do CPNU, Alexandre Retamal.

Também haverá uma articulação com as prefeituras de cidades que terão provas aplicadas para que disponibilizem transporte público suficiente nos horários antes da abertura dos portões e, também, para que organizem com o comércio local a abertura de restaurantes e lanchonetes no domingo, já que as provas serão realizadas em dois turnos (manhã e tarde).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá atuar nas rodovias para facilitar esses deslocamentos.

No caso do Rio Grande do Sul, embora não tenha ocorrido mudança de cidades de realização de prova, seis locais de aplicação do exame tiveram que ser alterados por conta dos danos provocados pelas enchentes: quatro escolas na região metropolitana de Porto Alegre e outras duas em Santa Maria.

Novo cronograma

Os cartões de confirmação estarão disponíveis no dia 7 de agosto. A partir das 20h do dia 18, deverão ser disponibilizados os cadernos de prova no site. Já no dia 20 de agosto, será divulgado o gabarito preliminar das provas objetivas.

Os resultados finais serão divulgados em 21 de novembro e a convocação dos novos servidores públicos ocorrerá apenas em janeiro de 2025.

Os aprovados só serão convocados para posse em janeiro de 2025. A previsão inicial do governo era de que eles começassem a atuar no serviço público já no segundo semestre de 2024.

Confira todas as datas:

  • Pedido de reembolso para aqueles que não podem ou não querem mais realizar o CNU na nova data: 5 a 7 de julho;
  • Abertura do sistema para candidatos aptos a solicitar alteração do local de prova: 5 a 7 de julho;
  • Acesso aos cartões de confirmação: 7 de agosto;
  • Provas objetivas e discursiva: 18 de agosto;
  • Divulgação dos cadernos de provas: às 20h de 18 de agosto;
  • Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20 de agosto;
  • Divulgação dos resultados finais: 21 de novembro;
  • Início da convocação de aprovados para posse: janeiro de 2025.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?