metropoles.com

CNU: ministra confirma que não há nova data para Concurso Nacional

“Enem dos concursos” foi adiado após chuvas fortes atingirem o Rio Grande do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Imagem colorida da ministra Esther Dweck - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da ministra Esther Dweck - Metrópoles - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, disse não haver nova data para a realização do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”. O governo federal confirmou o adiamento do certame nesta sexta-feira (3/5).

“Não temos uma nova data. Nas próximas semanas, podemos divulgar a nova data, mas, neste momento, toda a questão logística envolvida na prova não nos permite dar uma nova data com segurança”, disse.

“Essa decisão de adiamento do concurso busca garantir a integridade dos participantes, preservando a vida das pessoas e conferindo segurança jurídica ao concurso”, completou.

9 imagens
1 de 9

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela@igoestrela
2 de 9

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_
3 de 9

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela@igoestrela
4 de 9

Wey Alves/Metrópoles
5 de 9

Wey Alves/Metrópoles
6 de 9

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
7 de 9

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_
8 de 9

IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
9 de 9

Wey Alves/Metrópoles

Segundo a ministra, houve uma análise coletiva sobre a possibilidade de adiamento. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), “nos alertou dos riscos de realizar as provas no estado”.

A mudança ocorre após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira (29/4). A tragédia deixou, até o momento, 37 mortos e 74 desaparecidos. Outros 23,5 mil estão desalojados.

As provas estavam marcadas para o domingo (5/5), em 228 municípios do país, com 2,1 milhões de inscritos. No ranking nacional, o Rio Grande do Sul é o oitavo em número de participantes, com 80.348 inscrições.

A ministra também afirmou que seria fundamental preservar a segurança das pessoas envolvidas na realização do exame. No caso do estado, que tem 235 municípios afetados pelas chuvas e 185 bloqueios em estrada, 20 mil pessoas estariam trabalhando para a realização do certame.

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) chegou a publicar uma nota para confirmar a normalidade do concurso. No entanto, o governo voltou atrás nesta sexta.

Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, o custo estimado de um adiamento a nível nacional seria de R$ 50 milhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?