metropoles.com

CNU: mais de 54 mil candidatos terão acesso a atendimento especial

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) será aplicado no próximo domingo (18/8). No total, serão distribuídas 6.640 vagas em 21 órgãos

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro Iff/Metrópoles
Banco de imagem - Computador com a tela de inscricao concurso público nacional unificado.
1 de 1 Banco de imagem - Computador com a tela de inscricao concurso público nacional unificado. - Foto: Pedro Iff/Metrópoles

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, nesta segunda-feira (12/8), que 54.219 pessoas com deficiência (PcD) receberão atendimento especial durante as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) no próximo domingo (18/8).

Segundo o MGI, serão oferecidos soluções e mecanismos de apoio a pessoas com deficiência, autistas, gestantes, lactantes, além de outros candidatos que informaram limitações funcionais e necessidade de adaptações.

Entre as solicitações recebidas, estão a colocação do candidato em salas de fácil acesso, o fornecimento de mesa e cadeiras separadas, a possibilidade de realizar leitura labial, a disponibilização de mesa para cadeiras de rodas e apoio para perna e pé, além de tempo adicional para a conclusão das provas.

No total, 43.926 pessoas se inscreveram como pessoas com deficiência. No momento da inscrição, o MGI recebeu 1.551 pedidos de gestantes, 1.874 lactantes e 7.035 autistas para atendimento especial durante o concurso.

Kit de provas especiais

O Concurso Unificado oferecerá 15 kits com tipos diferentes de provas, cada um em atendimento às necessidades específicas apontadas pelo candidato no momento da inscrição.

Segundo o MGI, dos 54.219 candidatos, 47.093 (ou 86,8%) contarão com mecanismos de apoio e auxílio, mas pediram acesso à prova comum, como os demais concorrentes.

Outros 7.126 candidatos receberão kits específicos de provas, preparados principalmente para candidatos com baixa visão, cegueira ou deficiência auditiva.

Vagas do CNU, o “Enem dos Concursos”

O Concurso Nacional Unificado, apelidado de “Enem dos Concursos”, ofertará 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. A primeira edição do CNU será realizada de forma conjunta entre órgãos do governo federal.

Vale ressaltar que o concurso reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência (PcD), conforme estabelecido nos editais de cada um dos oito blocos temáticos.

Confira a distribuição das vagas por bloco:

  • Bloco 1 – Administração e Finanças Públicas (727 vagas)
  • Bloco 2 – Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação (597 vagas)
  • Bloco 3 – Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (530 vagas)
  • Bloco 4 – Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (971 vagas)
  • Bloco 5 – Políticas Sociais, Justiça e Saúde (1.016 vagas)
  • Bloco 6 – Trabalho e Previdência (359 vagas)
  • Bloco 7 – Dados, Tecnologia e Informação (1.748 vagas)
  • Bloco 8 – Nível Intermediário (692 vagas)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?