CNU: candidatos devem comprovar formação em prova de títulos
Nota dos canditados podem aumentar 5% ou 10% do total da nota final, dependendo do cargo
atualizado
Compartilhar notícia
Os canditados que realizaram o Concurso Nacional Unificado (CNU) serão convocados para análise de títulos para alguns cargos, como previsto no edital.
A convocação terá início no dia 8 de outubro, via e-mail, e os selecionados devem enviar as documentações nos dias 9 e 10 de outubro. A etapa pode aumentar a nota do candidato, já que corresponde a 5% ou 10% do total da nota final, dependendo do cargo. O resultado preliminar da análise de títulos está previsto para o dia 4 de novembro.
A prova de títulos é uma etapa classificatória, mas não eliminatória. Nela, os candidatos que passaram nas outras fases devem encaminhar documentos que comprovem cursos, pós graduações, ou até experiências profissionais na área. Aquele com mais títulos pode acabar tendo vantagem em relação a quem não possui o mesmo nível de experiência ou formação.
A prova do CNU foi aplicada no dia 18 de agosto e teve 970 mil participantes.
Como saber se você deve comprovar títulos?
O candidato deve verificar no edital, referente ao seu bloco, se o cargo escolhido tem prova de título. As regras de pontuação baseadas na análise de títulos são diferentes para cada bloco e podem ser conferidas no anexo VI de cada um dos editais.
O bloco 8, que exige nível médio, também terá análise de títulos.
Documentos necessários
Os documentos necessários para a prova de títulos são: diplomas e declarações comprobatórias. Para títulos profissionais serão aceitos carteira de trabalho, termo de posse, contrato de prestação, recibo de pagamento.
É importante ter em mente que os documentos devem comprovar a experiência profissional ou até mesmo educacional. Eles devem ser emitidos por uma autoridade do órgão ou empresa, com data de início e término do trabalho.