CNU adiado: como manter o foco e controlar o emocional até as provas
O Concurso Nacional Unificado (CNU) foi adiado na última sexta-feira (3/5), por tempo indeterminado, devido à tragédia no Rio Grande do Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Com a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), mais conhecido como “Enem dos Concursos”, sem nova data após o adiamento da aplicação das provas, os 2,1 milhões de candidatos enfrentam um período de incertezas e ansiedade.
As provas da primeira edição do CNU estavam marcadas para serem aplicadas nesse domingo (5/5), mas foram adiadas em todo o país devido aos estragos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Ainda não há nova data para a aplicação do concurso.
Em entrevista na última sexta-feira (3/5), a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, afirmou que seria “impossível realizar a prova no Rio Grande do Sul” e que o adiamento visa “preservar a integridade do concurso para todos os candidatos”.
“Não podemos deixar ninguém de fora. Temos que garantir condições idênticas a todos”, defendeu a ministra.
Dicas para seguir durante o adiamento do CNU
Ao todo, 2,1 milhões (confira o ranking de inscritos abaixo) vão concorrer a uma das 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais, de acordo com informações do MGI.
Vale ressaltar que o processo de preparação para um concurso público envolve tanto dedicação aos estudos quanto o preparo físico e psicológico para fazer uma boa prova.
Para a psicóloga clínica e neuropsicóloga Juliana Gebrim, nesse momento de incertezas é necessário manter o foco, o controle emocional e relaxar durante esse período de adiamento do Enem dos Concursos.
Ela afirma que os candidatos não podem “se deixar abalar” pela situação adversa, acrescentando que os concurseiros precisam continuar a “preparação com determinação e equilíbrio”.
A neuropsicóloga recomenda que os candidatos busquem estratégias de relaxamento, como técnicas de respiração e meditação, para acalmar a mente e o corpo. Fazer exercícios físicos também é uma boa forma de abstrair e relaxar nesse período.
Além disso, Gebrim diz que estabelecer uma rotina de estudos equilibrada, intercalando descanso e lazer, é importante para não perder o ritmo de preparação até o anúncio de uma nova data para aplicação do CNU.