CNU: 210 mil vão trabalhar na aplicação do “Enem dos Concursos”
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) será aplicado, neste domingo (16/8), em 228 municípios distribuídos por todo o Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, nesta sexta-feira (16/8), que cerca de 210 mil pessoas trabalharão durante a aplicação do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), marcada para este domingo (18/8).
Segundo o MGI, o número representa, em média, 10% dos 2,1 milhões de inscritos no CNU, e inclui aplicadores, fiscais de prova, gestores e uma rede de servidores de órgãos de segurança.
Foram contratados colaboradores para todo o ciclo, desde o planejamento até a logística reversa (pós-prova), além de segurança e operacionalidade.
De acordo com a pasta da Gestão e da Inovação, houve “atenção especial” ao treinamento e à qualificação dos trabalhadores que vão compor a equipe de aplicação das provas.
Órgãos de segurança como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Força Nacional vão auxiliar o MGI durante as provas.
CNU, o “Enem dos Concursos”
Serão ofertadas 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. A primeira edição do CNU, idealizada nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será realizada de forma conjunta entre órgãos do governo federal.
Apelidado de “Enem dos Concursos”, o CNU ocorrerá em 228 municípios distribuídos por todo o Brasil. Esse é o maior processo seletivo para o serviço público da história do país.
O concurso é dividido nos seguintes oito blocos temáticos:
- Bloco 1 – Administração e Finanças Públicas (744 vagas)
- Bloco 2 – Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação (580 vagas)
- Bloco 3 – Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (538 vagas)
- Bloco 4 – Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (971 vagas)
- Bloco 5 – Políticas Sociais, Justiça e Saúde (1.008 vagas)
- Bloco 6 – Trabalho e Previdência (370 vagas)
- Bloco 7 – Dados, Tecnologia e Informação (1.737 vagas)
- Bloco 8 – Nível Intermediário (692 vagas)
Locais de prova
No total, serão 3.647 locais de aplicação e 72.041 salas, distribuídas em 228 municípios, em todas as unidades da Federação. Por volta de 94,6% da população estará apta a participar com deslocamento de até 100 km.
“Dentro das salas de aula, os fiscais foram orientados a não permitir que os candidatos saiam com o caderno de provas nem realizem anotações do gabarito no cartão de confirmação. Anotações só serão permitidas nas folhas para anotação das respostas, que serão entregues nos 30 minutos finais de prova, em cada turno”, informou o MGI.