metropoles.com

CNJ abre reclamação contra desembargador: “Loucas atrás de homens”

Declaração do desembargador Luis Cesar de Paula Espíndola ocorreu em sessão da 12ª Câmara Cível na última quarta (3/7), do TJ do Paraná

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Desembargador Luís César de Paula Espíndola
1 de 1 Desembargador Luís César de Paula Espíndola - Foto: Divulgação

O corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, decidiu abrir reclamação disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o desembargador Luis Cesar de Paula Espíndola, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que afirmou que “as mulheres estão loucas atrás de homens”.

A declaração ocorreu em sessão da 12ª Câmara Cível na última quarta-feira (3/7), quando colegiado deliberava sobre um caso de assédio entre um professor e uma aluna, de 12 anos, em Curitiba. Após a fala da advogada da vítima, o desembargador disse que ela fez um “discurso feminista desatualizado”.

Como mostrou a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, Espíndola foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 2023, por violência doméstica.

“Infelizmente, ocorrências desse tipo envolvendo a manifestação e a postura de magistrados com potencial inobservância dos deveres do cargo e princípios éticos da magistratura tem chegado com recorrência ao conhecimento desta Corregedoria Nacional de Justiça, e, não por acaso, envolvendo mulheres como destinatárias dos atos praticados”, afirmou Salomão no procedimento.

O corregedor ainda destacou que a presença de investigações anteriores na esfera disciplinar ratifica a necessidade de apuração sobre a conduta relacionada à sessão. O procedimento deve tramitar sob segredo de justiça.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?