metropoles.com

CNJ abre apuração contra ex-juíza da Lava Jato por “parcialidade”

Gabriela Hardt, ex-juíza da Lava Jato, virou alvo de reclamação disciplinar no CNJ por suposta “parcialidade” na condução de processos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Ajufe
Gabriela Hardt – lava jato
1 de 1 Gabriela Hardt – lava jato - Foto: Reprodução/Ajufe

O corregedor Nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, determinou a abertura de uma reclamação disciplinar contra a ex-juíza federal da Lava Jato Gabriela Hardt por acusação de “parcialidade”. A denúncia envolve a atuação da magistrada na 13ª Vara Federal de Curitiba-PR, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Recentemente, Hardt foi transferida para a 3ª Turma Recursal do Paraná.

Hardt assumiu a 13ª Vara como substituta de Sergio Moro, em 2019, quando o então juiz desistiu da carreira de magistrado para assumir o Ministério da Justiça de Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, Hardt condenou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à prisão, no caso do sítio de Atibaia.

Na reclamação disciplinar aberta pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Salomão aceitou pedido do empresário e ex-deputado estadual Antônio Celso Garcia, conhecido como Tony Garcia. Ele alegou que “a juíza tinha conhecimento de fatos potencialmente criminosos praticados pelo então juiz Sérgio Fernando Moro e procuradores da República, mas manteve-se inerte”.

Segundo Tony Garcia, a magistrada fez “retaliações” contra ele após tomar conhecimento dos fatos “delituosos” denunciados.

O ministro Salomão decidiu que os fatos devem ser apurados e deu 15 dias para que Gabriela Hardt preste informações sobre os fatos narrados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?