metropoles.com

CNI: PL da Inteligência Artificial afeta desenvolvimento tecnológico

Comissão temporária sobre inteligência artificial deve votar na terça-feira (9/7) o relatório que regulamenta a IA no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
inteligencia artificial
1 de 1 inteligencia artificial - Foto: Getty Images

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) manifestou a necessidade de regulamentação do uso da Inteligência Artificial (IA) no Brasil, mas destacou que o Projeto de Lei (PL) nº 2.338/2023, que está no Senado Federal, cria obstáculos tecnológicos.

A comissão temporária sobre inteligência artificial do Senado deve votar nesta terça-feira (9/7) a proposta que regulamenta a IA no Brasil. Para a CNI, há avanços pontuais na matéria, mas ela mantém uma estrutura e base que resultam em um modelo regulatório com maior rigor do mundo.

“O Brasil tem vantagens competitivas e a inteligência artificial tem grande potencial para impulsionar a produtividade na indústria. Mas a regulação prevista ignora os diferentes usos e riscos e impõe pesado aparato regulatório não só nas aplicações da IA, mas na pesquisa e no desenvolvimento da tecnologia. Corremos o risco de afugentar novos investimentos, prejudicar os projetos de IA do setor produtivo que nem sequer utilizam dados pessoais e levar o país a perder competitividade e a oportunidade de se inserir como importante player nas cadeias globais”, ressalta Jefferson Gomes, diretor de Tecnologia e Inovação da CNI.

A proposta que será analisada no Senado considera a necessidade do trabalho em conjunto de uma série de órgãos para regular o mercado da inteligência artificial. Pelo texto, eles irão integrar o Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA), que será coordenado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Para a CNI, é necessário a adequação do modelo regulatório, estabelecer obrigações do agente regulado. Além disso, abordar questões ligadas à propriedade intelectual e de impacto sobre pequenas e médias empresas de forma diferenciada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?