metropoles.com

CNI lança agenda da indústria no Congresso com 12 pautas prioritárias

Entre os projetos tidos como urgentes para o setor da indústria estão regulamentação do mercado de carbono e modernização do setor elétrico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
produção industrial do Centro-Oeste _ PIB Brasileiro Produto interno Bruto - metrópoles
1 de 1 produção industrial do Centro-Oeste _ PIB Brasileiro Produto interno Bruto - metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lança, nesta terça-feira (28/3), a Agenda Legislativa da Indústria 2023 no Congresso Nacional. O documento, que será apresentado em uma sessão solene, reúne 139 projetos de lei de interesse do setor industrial, que poderão ter um impacto positivo para o desenvolvimento social e econômico do país e atualmente estão em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

O evento contará com a participação do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, representantes de associações setoriais da indústria, além de deputados e senadores.

Entre os 139 projetos presentes na agenda da CNI, 12 são destacados como prioritários na chamada “Pauta Mínima da Indústria”. Entre eles estão a reforma tributária, o aprimoramento da lei do licenciamento ambiental, a regulamentação do mercado de crédito de carbono e a modernização do setor elétrico.

O presidente da CNI defende que para uma boa recuperação da economia brasileira, é necessário uma ação coordenada pelo governo federal, do Congresso Nacional e da sociedade para aprovar essas reformas. “O debate sobre a necessidade de se reindustrializar o Brasil e promover a transição para uma economia de baixo carbono tem engajado lideranças políticas e industriais. A agenda traz propostas que contribuem para alcançarmos o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade ambiental”, destaca Braga de Andrade.

Além da volta da máquina econômica, a reindustrialização brasileira também é importante para a transição para uma economia de baixo carbono, destaca Robson Andrade. “O país precisa de uma indústria forte e diversificada que, de forma assertiva, contribua para o desenvolvimento de longo prazo. Para termos maior produtividade e competitividade, é necessário retirar os obstáculos impostos pelo Custo Brasil e cuidar bem do ambiente macroeconômico.”

Agenda Legislativa da Indústria

Em sua 28ª edição, a CNI apresenta um conjunto de propostas de interesse do setor de industrial que tem como objetivo atrair novos investimentos e ampliar a competitividade da economia brasileira.

O documento contou com a participação de 139 entidades. As propostas divulgadas foram debatidas por 450 representantes das 27 federações estaduais das indústrias e 112 entidades setoriais nacionais.

Confira as pautas prioritárias da CNI:

  1. Reforma Tributária – PEC 45/2019 e PEC 110/2019
  2. Marco Legal do Reempreendedorismo – Recuperação Judicial de MPEs – PLP 33/2020
  3. Licenciamento Ambiental – PL 2.159/2021
  4. Regulamentação do mercado de crédito de carbono – PL 528/2021 e PL 3.100/2022
  5. Modernização da Lei do Bem – PL 4.944/2020
  6. Modernização do setor elétrico – PL 414/2021
  7. Marco Legal das Garantias – PL 4.188/2021
  8. Estatuto do Aprendiz – PL 6.461/2019
  9. Permissão para o trabalho multifunção – PL 5.670/2019
  10. Regulamentação do limbo previdenciário – PL 3.236/2020
  11. Incentivos de IRPJ e reinvestimento nas áreas da Sudam e da Sudene – PL 4.416/2021
  12. Código de Defesa do Contribuinte – PLP 125/2022

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?