metropoles.com

CNI: falta de política industrial de Estado facilita baixo crescimento

Para o vice-presidente da CNI, Leonardo de Castro, faltou, ao longo de décadas, política de Estado que apoiasse a indústria nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/CNI
Imagem colorida de Leonardo de Castro, Geraldo Alckmin, Dario Durigan e Nelson Barbosa Filho - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Leonardo de Castro, Geraldo Alckmin, Dario Durigan e Nelson Barbosa Filho - Metrópoles - Foto: Divulgação/CNI

O vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Leonardo de Castro, afirmou, nesta terça-feira (6/8), que faltou uma política de Estado que apoie e valorize a indústria brasileira ao longo dos tempos, mas que ações recentes (como a Nova Indústria Brasil – NIB) fazem uma sinalização mais positiva.

De acordo com ele, essa ausência de ações do governo federal ao longo do tempo foi responsável por contribuir, “de forma decisiva, para o baixo crescimento do Brasil nos últimos 40 anos”.

A declaração ocorreu na manhã desta terça durante a abertura do seminário “Políticas Industriais no Brasil e no Mundo”, organizado pela CNI, que contou com a presença do presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e do ministro da Fazenda interino, Dario Durigan.

“Um país desenvolvido reconhece a indústria como uma vertente central para o desenvolvimento. O Brasil já desperdiçou muitas oportunidades”, analisou Castro.

Ainda segundo o vice-presidente da CNI, a Nova Indústria Brasil (NIB), política industrial anunciada pelo governo Lula (PT), “vem preencher essa lacuna, com um projeto que parte das demandas atuais da sociedade brasileira e mobiliza a indústria a buscar soluções para esses desafios”.

Contudo, ele salienta que o sucesso da NIB depende da união entre governo, empresas e academia. Para o vice-presidente da CNI, “não é exagero dizer que o país está diante de uma oportunidade histórica de transformar a indústria e a economia nacional”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?