metropoles.com

CNI diz que Copom comete “erro” ao aumentar Selic para 12,25%

Instituição do setor produtivo argumenta que inflação tende a ceder e enxerga desaceleração da economia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Homem trabalhando na indústria CNI - Metrópoles
1 de 1 Homem trabalhando na indústria CNI - Metrópoles - Foto: Getty Images

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) criticou duramente a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de elevar a taxa básica de juros, a Selic, para 12,25%. O incremento na taxa nesta quarta-feira (11/12) foi de 1 ponto porcentual.

A CNI classificou a decisão do Compom como “incompreensível e totalmente injustificada” ao que chamou de um “erro do Banco Central”, por meio de uma.

“Intensificar esse ritmo (de alta na taxa), como a autoridade monetária escolheu, portanto, não faz sentido no atual contexto econômico, marcado pela desaceleração da inflação em novembro e pelo pacote efetivo de corte de gastos apresentado pelo governo federal”, argumentou a CNI.

A confederação também argumenta que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil começa a desacelerar, vide o resultado do terceiro trimestre deste ano (elevação de 0,9%). Além disto, a instituição se vale do fato de a redução das taxas de juros no ambiente externo para dizer que o mesmo poderia ser replicado aqui.

Em relação à inflação, a leitura da CNI é de que os fatores climáticos, que pressionaram o índice em 2024, não terão a mesma intensidade em 2025. “A CNI acredita que a inflação vai continuar desacelerando em 2025, pois as condições climáticas mais favoráveis no próximo ano devem contribuir para a desaceleração expressiva dos preços de alimentos e energia.”

Mais cedo, outras instituições do setor produtivo já haviam criticado a decisão do Copom. A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) classificou o aumento da Selic em 1 ponto porcentual em como “excessivo”.

Já a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) se manifestou, por meio de nota, contra a medida e considerou que a Selic nos patamares atuais é algo “insustentável”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?