CNI: confiança cresce em 19 dos 29 setores industriais no mês de abril
Segundo a CNI, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) permanece acima de 50 pontos, o que indica tendência positiva
atualizado
Compartilhar notícia
Novo relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta crescimento da confiança em 19 dos 29 setores no mês de abril, em comparação com os dados de março. O levantamento foi divulgado pela organização nesta terça-feira (26/4).
Segundo a CNI, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) permanece acima de 50 pontos, mesmo nos setores em que o indicador foi menor que no mês passado. O índice varia de 0 a 100, e valores acima de 50 pontos indicam confiança no setor.
Os maiores aumentos da confiança foram nos setores de produtos de borracha (de 53,7 para 59,3); produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal (de 53,4 para 58,8); e metalurgia (de 53,8 para 58,3).
Por outro lado, houve queda de confiança nos setores de calçados e suas partes (de 58,8 para 55,1); produtos de metal (de 56,5 para 54,3); e impressão e reprodução de gravações (de 57,9 para 55,8).
Para o gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo, houve, no mês de abril, uma recomposição da perda do último trimestre, causada pela escalada de casos de Covid no início do ano. No entanto, mesmo com a melhora na confiança, ainda não há um “otimismo desmedido”.
“Possivelmente há uma reavaliação dos riscos e incertezas trazidos pela nova onda de Covid no início do ano, assim como pela invasão da Ucrânia pela Rússia. Isso trouxe algum alívio para as expectativas em abril. Mas os problemas na economia, como inflação, juros e tributação complexa seguem presentes e impedem que o otimismo deslanche”, explicou.
Para realizar o levantamento, foram entrevistadas 2.229 empresas: 887 de pequeno porte, 830 de médio porte e 512 de grande porte. A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 11 de abril.