CNI aponta queda da produtividade na indústria pelo 2° trimestre seguido
O resultado mostra o agravamento das dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus sobre os processos produtivos
atualizado
Compartilhar notícia
A produtividade do trabalho na indústria de transformação brasileira caiu 3,7%, em comparação com o primeiro trimestre do ano. Esse é segundo trimestre consecutivo de queda, como apontado pela pesquisa Produtividade na Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quarta-feira (23/9).
De acordo com a CNI, o resultado se dá pelo o agravamento das dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus sobre os processos produtivos.
“Os primeiros efeitos foram observados no primeiro trimestre de 2020, quando o indicador registrou queda de 2,8%, na comparação com o quarto trimestre de 2019”, aponta o estudo.
Entenda
O indicador é calculado pelo volume produzido dividido pelas horas trabalhadas. No segundo trimestre do ano, o volume caiu 19,7% e as horas trabalhadas apresentaram queda de 16,6%.
A pesquisa também aponta que nos dois primeiros trimestres do ano a queda acumulada do indicador de produtividade do trabalho foi de 6,4%, na comparação com o quarto trimestre de 2019.
Já o volume produzido acumulou queda de 21,7%. E as horas trabalhadas mantiveram-se praticamente estáveis no primeiro trimestre de 2020 (0,2%), caindo 16,6% no segundo trimestre do ano.
“O recuo do volume produzido reflete a redução e até mesmo a paralisação da produção pelas empresas, diante da queda abrupta da demanda”, aponta a CNI.