metropoles.com

CNBB lamenta “exploração da fé e da religião” por votos no 2º turno

A entidade diz que “momentos especificamente religiosos não podem ser usados por candidatos para apresentarem suas propostas”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Coelho/Getty Images
Bispo CNBB
1 de 1 Bispo CNBB - Foto: Andre Coelho/Getty Images

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota, nesta terça-feira (11/10), lamentando a “intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno” das eleições deste ano.

A confederação defende que momentos religiosos “não podem ser usados por candidatos para apresentarem suas propostas de campanha e demais assuntos relacionados às eleições”. O texto ainda reforça que a entidade reprova tais comportamentos.

A publicação é feita três dias após participação do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), nesse sábado (11/10), nas celebrações do Círio de Nazaré, festa católica tradicional em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré no Pará. A nota, no entanto, não cita candidatos ou eventos específicos.

Após a ida de Bolsonaro ao evento, a Arquidiocese de Belém, responsável pela organização da celebração, disse não ter convidado “qualquer autoridade seja em nível municipal, estadual ou federal” para o Círio.

“Não desejamos e nem permitimos qualquer utilização de caráter político ou partidário das atividades do Círio”, afirmou a Arquidiocese.

Na nota divulgada nesta terça, a CNBB diz que os candidatos devem debater propostas ao invés de “tirar o foco dos reais problemas” com o uso de pautas religiosas.

“A manipulação religiosa sempre desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil. É fundamental um compromisso autêntico com a verdade e com o Evangelho”, diz o texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?