CNBB defende pacto pela democracia e fim da “manipulação religiosa”
Na carta, os bispos afirmam que o país está “envolto numa complexa e sistêmica crise”, impulsionada pelas desigualdades sociais
atualizado
Compartilhar notícia
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, nesta sexta-feira (2/9), um documento com reflexões sobre a conjuntura política atual. Na carta, os bispos afirmam que o país está “envolto numa complexa e sistêmica crise”, impulsionada pelas desigualdades sociais. A mensagem também faz uma ampla defesa da democracia e reprova a “manipulação religiosa”.
“Constatamos os alarmantes descuidos com a Terra, a violência latente, explícita e crescente, potencializada pela flexibilização da posse e porte de armas que ameaçam o convívio humano harmonioso e pacífico na sociedade”, diz a carta.
No documento, a CNBB pede por um “amplo pacto nacional” em defesa da democracia e diz que as tentativas de ruptura da ordem institucional tentam colocar em xeque a lisura do processo eleitoral.
A entidade reforçou também a preocupação com a “manipulação religiosa”, que parte de políticos e religiosos, e com a disseminação da desinformação, que colocaria em coloca em risco o regime democrático.
“A manipulação religiosa, protagonizada por políticos e religiosos, desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil. É fundamental um compromisso autêntico com o Evangelho e com a verdade.”
Veja a carta completa:
Carta Cnbb by Daniela Santos on Scribd