metropoles.com

CNA repudia pedido para suspender compra de carne brasileira pelos EUA

A entidade afirmou que a associação norte-americana está “desinformada” ou adota uma postura protecionista “sem nenhum caráter sanitário”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lucas Ninno/GettyImages
boi, gado, nelore
1 de 1 boi, gado, nelore - Foto: Lucas Ninno/GettyImages

A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) criticou, nesta sexta-feira (1911), em nota com tom duro, o pedido feito pela National Cattlemen’s Beef Association (NCBA), uma das principais associações de produtores bovinos dos Estados Unidos, de suspensão da compra de carne bovina do Brasil.

A entidade brasileira afirmou que a associação norte-americana está “desinformada” ou adota uma postura protecionista “sem nenhum caráter sanitário”.

A associação de pecuaristas norte-americanos pediram na semana passada suspensão da importação ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, sob a alegação de falta de compromisso do Brasil em comunicar problemas sanitários à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Sem doenças

A CNA destacou que “o Brasil nunca teve qualquer caso de forma típica da Encefalopatia Espongiforme Bovina, o mal da vaca louca”. E que a legislação brasileira proíbe o uso de qualquer proteína animal na alimentação bovina, o que seria a única causa da contaminação da doença.

“Ao contrário do Brasil, os Estados Unidos apresentaram três casos típicos da doença nos anos de 2003, 2005 e 2012”, diz a nota.

“Em relação aos casos atípicos da vaca louca, o Brasil cumpriu todos os trâmites exigidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A OIE não notificou o Brasil sobre qualquer ação irregular cometida pelas autoridades sanitárias nacionais”, acrescentou.

A confederação brasileira frisou que o Brasil tem um forte sistema de defesa sanitária. “O trabalho é reconhecido pela própria OIE, que nos últimos anos concedeu ao Brasil o status de zona livre de doenças como a febre aftosa e de risco insignificante para a vaca louca.”

O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina, comercializando o produto in natura para mais de 100 países. “Esse número reforça a afirmativa de que cumprimos todas as exigências sanitárias firmadas pelos países que importam nosso produto”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?