metropoles.com

Clima: tempestades e alagamentos castigam parte do país nesta terça

A situação mais crítica será observada no Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul. Tempestades podem causar alagamentos e queda de granizo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
William Cardoso/ Metrópoles
Previsão do tempo aponta que a primeira semana de novembro será marcada por chuvas intensas, deixando São Paulo em estado de alerta - Metrópoles
1 de 1 Previsão do tempo aponta que a primeira semana de novembro será marcada por chuvas intensas, deixando São Paulo em estado de alerta - Metrópoles - Foto: William Cardoso/ Metrópoles

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta terça-feira (3/12) deve ser de chuvas e tempestades em boa parte do país. A situação mais crítica é observada no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com riso de alagamentos e queda de granizo.

Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná devem ser os estados mais afetados e com alerta de perigo.

As chuvas vão ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e os ventos vão ser intensos (60-100 km/h). Além disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

A orientação das autoridades é para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, também não é recomendável que a população estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Outra instrução do instituto diz respeito aos aparelhos elétricos. Se possível, durante as chuvas mais intensas, as pessoas que moram nas áreas de risco devem desligar o quadro geral de energia.

Chuvas moderadas

As regiões Norte e Nordeste devem se preocupar apenas com perigos potenciais relacionados às chuvas. Sendo assim, a situação nesta terça não deverá ser tão alarmante quanto a dos outros locais.

As chuvas vão ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e os ventos vão ser bastante intensos (40-60 km/h).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?