Clima: feriado será marcado por chuvas intensas na maior parte do país
País tem alerta amarelo e laranja para chuvas intensas para esta quarta-feira de feriado (20/11). Sul do Brasil tem risco de alagamento
atualizado
Compartilhar notícia
O feriado nacional do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20/11), deve ser marcado por chuvas intensas na maior parte do país, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No sul do país, região que tem enfrentado uma frente fria e um sistema de baixa pressão, a temperatura deve ficar mais baixa do que nos últimos dias em Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). Toda a região tem alerta para chuvas intensas.
Grande Florianópolis, sul catarinense, região metropolitana de Porto Alegre, regiões serrana e nordeste rio-grandense têm alerta vermelho para acumulado de chuva, com grande risco alagamentos e transbordamentos de rios.
Na Região Norte, as temperaturas devem ser altas, com possibilidade de chuva ao longo do dia. Manaus (AM) e Boa Vista (RR) devem registrar as maiores temperaturas, com máximas de 37°C.
Já no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, o tempo deve permanecer instável. Quase toda a área possui alerta para chuvas intensas, com muitas nuvens e trovoadas isoladas.
Apesar disso, as capitais devem ter temperaturas amenas: em São Paulo capital (SP) a máxima é de 32°C e a mínima é de 17°C, em Belo Horizonte (MG) a máxima é de 31°C hoje, com mínima de 17°C e no Rio de Janeiro (RJ) a temperatura deve variar entre 21 ºC e 32°C.