metropoles.com

Ciro Nogueira também pede a Fux para remarcar reunião entre Poderes

Ministro da Casa Civil se reuniu com o presidente do STF. Mais cedo, presidente do Senado fizera o mesmo pedido. Fux prometeu “reavaliar”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, Ciro Nogueira, esteve no Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira (18/8) para se reunir com o presidente da Corte, Luiz Fux. No encontro, pediu ao magistrado para remarcar a reunião entre chefes de Poderes e Fux prometeu avaliar.

Em meio a tentativas de amenizar a crise institucional, Ciro se reuniu com Fux por cerca de 30 minutos. A imprensa esperou na entrada da Corte, mas, diferente de outras autoridades que vieram encontrar Fux nos últimos dias, como o PGR Augusto Aras e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o ministro de Bolsonaro usou a garagem para entrar e sair da Corte, evitando até mesmo ser fotografado.

O STF soltou nota logo após o fim da reunião, veja:

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Luiz Fux, se reuniu por cerca de 30 minutos com o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

A audiência – uma visita de cortesia – foi pedida por Nogueira logo após a posse dele na Casa Civil. Nogueira se apresentou a Fux e se mostrou aberto ao diálogo com a Suprema Corte.

No encontro, os dois conversaram sobre a importância do diálogo entre os poderes, e Ciro Nogueira pediu que seja remarcada a reunião entre os chefes de Poder. O Ministro Fux respondeu que reavaliaria a questão.

Reuniões de Fux

O presidente do Supremo vinha costurando uma reunião conjunta entre os chefes de Poderes, mas o encontro foi adiado quando Bolsonaro foi internado, em julho, e depois cancelado pelo próprio Fux na semana passada em razão da sequência de ataques do presidente da Repúblicas a membros do Judiciário e ao sistema eleitoral.

Encontros de Fux com autoridades, então, estão acontecendo individualmente e não há, até agora, previsão de reunião com o presidente Bolsonaro.

Mais cedo nesta quarta o presidente do Supremo recebeu para outro encontro privado o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Ao deixar o prédio, Pacheco disse que a democracia não pode ser aviltada e questionada como vem sendo no país.

Pacheco foi o primeiro a pedir a Fux que fosse remarcada a reunião entre os Poderes. Fux disse o que repetiu mais tarde a Nogueira: prometeu “reavaliar” a questão, mas não deu prazo para uma resposta.

8 imagens
Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira reembolsou R$ 77 mil em combustíveis para aviões desde 2015
Pacheco vai ao Supremo
Presidente do STF, Luiz Fux
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 8

Rodrigo Pacheco

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 8

Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira reembolsou R$ 77 mil em combustíveis para aviões desde 2015

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 8

Pacheco vai ao Supremo

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 8

Presidente do STF, Luiz Fux

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
5 de 8

Presidente Jair Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 8

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 8

Presidente Jair Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles
8 de 8

Ciro Nogueira e Nelsinho Trad

Material cedido ao Metrópoles

“Nós precisamos de uma pauta propositiva, e o ambiente dessa pauta propositiva é democracia. A democracia não pode ser aviltada, não pode ser questionada da forma como vem sendo questionada no país”, afirmou o presidente do Senado, que evitou responder diretamente sobre os pedidos de impeachment de ministros do Supremo que o presidente Jair Bolsonaro prometeu iniciar.

“Temos que ter responsabilidade grande com isso, porque não pode ser banalizado. É um instituto grave, excepcional e que só é aplicado em casos muitos específicos num rol taxativo de situação prevista numa lei. Portanto, esse critério é de natureza política, mas, sobretudo, jurídica e técnica. Tanto ministro quanto presidente da República, é preciso ter um filtro severo em relação a esses pedidos que não podem ser banalizados”, elaborou Pacheco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?