metropoles.com

Ciro Nogueira: “Militares que denunciaram Bolsonaro prevaricaram”

Ciro Nogueira criticou, em uma rede social, os militares que denunciaram à PF o suposto plano de golpe articulado pelo entorno de Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/ Metrópoles
Ciro Nogueira é aliado de Bolsonaro
1 de 1 Ciro Nogueira é aliado de Bolsonaro - Foto: Arthur Menescal/ Metrópoles

O senador Ciro Nogueira (PP-PB) usou uma rede social para criticar, nesta segunda-feira (18/3), militares que denunciaram, em depoimento à Polícia Federal (PF), o suposto plano de golpe de Estado articulado pelo entorno de Jair Bolsonaro (PL) em 2022.

Nogueira é presidente do PP e foi ministro da Casa Civil durante a gestão Bolsonaro. Em publicação no X (antigo Twitter), o político afirmou que militares que denunciaram o ex-presidente em depoimento à PF cometeram prevaricação.

Apesar de não citar nenhum militar nominalmente, a publicação faz referência aos depoimentos de Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, e de Carlos Almeida Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica. Ambos ocuparam os cargos durante o governo Bolsonaro.

Eles confirmaram à PF terem participado de reuniões no Palácio do Planalto em que foram discutidas minutas de um possível golpe, mas disseram que não concordaram com a proposta.

“Quer dizer que agora um chefe, dois chefes (?) de forças militares testemunham um golpe de Estado e não fizeram nada? O general da ativa mais importante do país na ocasião que ouviu uma ameaça grave à democracia é o mesmo que agora bate no ex-comandante em chefe que perdeu as eleições, da mesma forma que bateria continência para o mesmo comandante em chefe, caso ele tivesse sido reeleito?”, escreveu Ciro Nogueira.

Ele também afirmou que os militares cometeram prevaricação. “Está absolutamente provado que há um criminoso inconteste. Ou o criminoso que cometeu prevaricação ao não denunciar ao país o ‘golpe’, ou o caluniador que o denuncia hoje, não tendo ocorrido. O general mais importante do país, tão cioso da democracia, em dezembro de 2022, sairia de qualquer reunião imprópria, denunciaria qualquer conluio e teria absoluto apoio da sociedade brasileira”, continuou o parlamentar.

Ciro também afirmou que todos os militares têm “dever de honrar sua farda”. “Alguns deveriam ter ainda mais compromisso em honrar seus pijamas”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?