metropoles.com

Ciro Gomes processará página que patrocinou post com críticas a ele

Para pré-candidato do PDT à Presidência, há onda orquestrada de fake news contra ele nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Especial Metrópoles
ciro gomes em sp
1 de 1 ciro gomes em sp - Foto: Fábio Vieira/Especial Metrópoles

O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes e seu partido, o PDT, anunciaram que vão entrar com uma ação na Justiça e fazer uma denúncia à CPMI das Fake News contra o editor de uma página que pagou o Facebook para promover postagem de texto com críticas ao político.

Ciro acusa o jornalista Felippe Hermes, cofundador do site Spotniks, colunista do InfoMoney e editor da página Liberdade BR, onde saiu o texto, de “ação orquestrada e mercenária”.

“Compreendemos que não se trata apenas de livre expressão do pensamento, nem divulgação jornalística – o que defendemos democraticamente – mas de pagamento de uma ação negativa nas redes sociais contra um pré-candidato à presidência. Isso é ilegal e é assunto muito grave.”, diz nota divulgada pelo PDT. “É preciso investigar porque o Sr Felippe Hermes faz isso e de onde vem os recursos”, diz ainda o texto.

A postagem criticada por Ciro tem como título “Quanto custaria reverter a privatização da Petrobras como quer Ciro Gomes” e o post foi patrocinado com a chamada: “Das ideias malucas do Ciro Gomes que vão acabar fazendo o país ir parar no SPC”, conforme registro no sistema de transparência de anúncios no Facebook. Veja:

Defesa do jornalista

Em suas redes, Felippe Hermes se defendeu de críticas argumentando que não há nada de ilegal em patrocinar posts na rede e que já patrocinou outros com críticas ao ministro Paulo Guedes e ao ex-presidente Lula.

Íntegra da nota de Ciro Gomes e do PDT:

Com a descoberta flagrante de ações patrocinadas nas redes sociais para atacar a imagem de Ciro Gomes, informamos que:

1. Ciro Gomes e o PDT entrarão com uma ação na Justiça e outra na CPI das Fake News para que se investigue o que está por trás da ação orquestrada e mercenária do Sr. Felippe Hermes.

2. Compreendemos que não se trata apenas de livre expressão do pensamento, nem divulgação jornalística – o que defendemos democraticamente – mas de pagamento de uma ação negativa nas redes sociais contra um pré-candidato à presidência. Isso é ilegal e é assunto muito grave.

3. É preciso investigar porque o Sr Felippe Hermes faz isso e de onde vem os recursos.

4. É necessário aprofundar as investigações sobre a origem destes recursos.

5. Ao mesmo tempo, o PDT pediu a grupos técnicos que examinem se há outras ações negativas pagas, na Internet, contra Ciro.

6. Não nos surpreenderá se isso ficar comprovado, pois Ciro Gomes é um dos políticos brasileiros mais vítimas de fake news.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?