metropoles.com

Ciro Gomes anuncia retomada de pré-candidatura à Presidência

Em entrevista à CNN Brasil, Ciro afirmou que está de volta “reforçado pelo gesto generoso e corajoso” dos seus colegas de partido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/ Metrópoles
ciro gomes
1 de 1 ciro gomes - Foto: Vinícius Santa Rosa/ Metrópoles

Ciro Gomes (PDT) anunciou, em entrevista à CNN Brasil nesta quarta-feira (10/11), a retomada da sua pré-candidatura à Presidência da República em 2022. Ciro deixou a candidatura suspensa após 15 dos 24 integrantes da bancada do partido na Câmara votarem a favor da PEC dos Precatórios no primeiro turno da votação, em 4 de novembro.

“Estou de volta, sim, [com a minha candidatura] reforçado pelo gesto generoso e corajoso dos meus companheiros de partido”, afirmou Ciro.

O pré-candidato ainda criticou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e acusou o governo do militar de ser “corrupto, genocida e incompetente”. Ciro também disparou críticas à filiação de Sérgio Moro ao Podemos na manhã desta quarta-feira: “Ele agora, disfarçado de político, quer resolver a sua contradição”.

Nesta semana, o pedetista utilizou seu perfil do Twitter para criticar o seu partido em relação aos votos na PEC dos Precatórios. Ele afirmou que o PDT não pode “compactuar com a farsa e os erros bolsonaristas”.

“Justiça social e defesa dos mais pobres não podem ser confundidas com corrupção, clientelismo grosseiro, erros administrativos graves, desvios de verbas, calotes, quebra de contratos e com abalos ao arcabouço constitucional”, escreveu.

Auxílio Brasil

A PEC é considerada por opositores uma forma de “calote” do governo em credores, uma vez que posterga o pagamento das requisições que são asseguradas pela Justiça. Já governistas veem a proposta como a melhor alternativa para viabilizar a criação do Auxílio Brasil, programa social que deve substituir o Bolsa Família.

O governo, por sua vez, pressiona pela aprovação da matéria no Parlamento, em razão de entender a PEC como melhor alternativa a fim de viabilizar a criação do novo programa social.

A necessidade de abrir espaço no Orçamento 2022 para o novo programa decorre da vontade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em ampliar o valor pago aos beneficiários, chegando a R$ 400. Ocorre, no entanto, que o montante a ser despendido no pagamento das parcelas do auxílio às famílias pode vir a ultrapassar o limite do teto de gastos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?