Círio de Nazaré leva mais de 2 milhões de fiéis para ruas de Belém
O cortejo em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré percorreu um trajeto de cerca de 3,7 km nas ruas da capital paraense
atualizado
Compartilhar notícia
A procissão do Círio de Nazaré reuniu mais de 2 milhões de fiéis em Belém (PA), na manhã deste domingo (13/10). O cortejo em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré levou uma multidão às ruas da capital paraense por um trajeto de cerca de 3,7 km. A informação sobre a estimativa de público é do goveno do estado.
O trajeto saiu da Catedral Metropolitana, no bairro da Cidade Velha, até a Praça Santuário, onde fica a Basílica de Nazaré. A celebração ainda contou com autoridades, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA).
A procissão ocorreu após a missa celebrada pelo arcebispo Dom Alberto Taveira, na Igreja da Sé.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social participa de uma operação para garantir a segurança dos fiéis. A Operação “Círio 2024” conta com efetivo de mais de 8 mil agentes públicos nas atividades de logística e segurança.
O Círio de Nazaré é uma das maiores festas religiosas do país, com diferentes procissões ao longo do segundo fim de semana de outubro. A comemoração é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Nesse sábado, o presidente Lula participou da romaria fluvial do Círio de Nazaré, em Belém (PA). Lula partipou da cerimônia inaugural da romaria fluvial do evento e, durante a solenidade, deixou exposta uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré em um navio da Marinha Brasileira.