Círio de Nazaré 2023: altas temperaturas devem marcar procissão
Com previsão de 37ºC, tempo deve permanecer firme e seco, se tornando um desafio extra para os mais devotos.
atualizado
Compartilhar notícia
A previsão do tempo para o domingo de Círio (8/10) é de temperaturas acima dos 37ºC no Pará, se tornando mais um desafio para os mais de 2 milhões de fieis que se reúnem anualmente para acompanhar a procissão. O responsabilidade do calor vem do fenômeno El Niño, já sentido a dias pelos paraenses.
“O que vai predominar é um tempo firme e nós já estamos vivendo o período mais seco do ano”, alerta o meteorologista do Inmet, Sidney Abreu.
As primeiras partes do trajeto do Círio de Nazaré, entre a Igreja da Sé e a Avenida Presidente Vargas, possuem poucas árvores, o que aumenta a necessidade de se proteger dos raios solares e se manter muito bem hidratado. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), a temperatura no sábado (7/10), quando será realizado a Trasladação, pode chegar a 36ºC, e no domingo, a 37ºC.
Os romeiros que devem chegar a Belém caminhando de outros municípios devem tomar cuidados também, como proteger a pele e não esquecer de se hidratar para completar o percurso sem grandes consequências.
“A gente sempre pensa que vai conseguir ir do início ao final da procissão, mas não é bem assim. A partir do momento que perceber que está um pouco mais fraco, sair da corda e dar lugar a outra pessoa, é uma atitude benéfica e vai fazer com que se mantenha saudável”, diz Lucas Monteiro, estudante que acompanha a procissão há mais de 10 anos e está acostumando com o calor, mas este ano, decidiu adotar novas estratégias.
O dermatologista Walter Loureiro alerta para a possibilidade de insolação e fala sobre o que fazer para minimizar os impactos do sol intenso.
“A insolação provoca dor de cabeça, enjoo, até mesmo desmaios. É preciso protetor solar, de preferência que tenha alta resistência à água, por causa do suor, até porque, dependendo de onde a pessoa esteja, ela não vai conseguir reaplicar. Também o uso de chapéus, óculos escuros e roupas com fator de proteção ultravioleta fazem uma proteção mecânica. E beber muita água” .