metropoles.com

Cintra: “Guedes defende até hoje criação de imposto único”

Ex-secretário da Receita diz que o ministro da Economia segue defendendo nova taxa, mas a falta de apoio de Bolsonaro empaca a proposta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto colorida mostra Marcos Cintra, ex-secretário da Receita - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra Marcos Cintra, ex-secretário da Receita - Metrópoles - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O ex-secretário da Receita Federal Marcos Cintra, demitido nessa quarta-feira (11/09/2019), defendia a criação de um tributo sobre transações financeiras, nos moldes da CPMF. O presidente Jair Bolsonaro, em sua conta oficial do Twitter, afirmou que a queda de Cintra estava relacionada justamente à tentativa de recriar a extinta CPMF, e decretou que o novo tributo estava fora da reforma tributária.

Em entrevista à revista Veja., o ex-secretário afirma que o ministro da Economia, Paulo Guedes, segue defendendo um imposto do tipo, mas que a falta de apoio de Bolsonaro não levou a proposta para frente.

“Se o presidente repele uma medida, fica muito difícil para o ministro, para os secretários e para os técnicos avançarem com a proposta, né? O presidente sempre foi contrário e também está sendo coerente com a visão que ele tem”, afirmou.

De acordo com Cintra, Guedes sempre defendeu a proposta do imposto. “Defende até hoje, mas é a circunstância. As coisas acontecem não só pelo fato em si, mas é a circunstância na qual as coisas acontecem”, afirmou. “A surpresa de uma repercussão que o presidente não havia sido informado. Ele é muito espontâneo em suas reações. Isso acabou gerando um mal-estar e levou a esse desenlace.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?