metropoles.com

Cineasta brasiliense René Sampaio é alvo de operação da Polícia Federal

Produtora de filmes do diretor de Faroeste Caboclo tornou-se alvo de mandado de busca por contrato firmado com prefeitura de Niterói

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Foto colorida de René Sampaio - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de René Sampaio - Metrópoles - Foto: Divulgação

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, deflagrou na manhã desta quarta-feira (16/12) a Operação Transoceânica, para investigar possíveis irregularidades na contratação de empresa de engenharia para a obra do BRT Transoceânica Charitas-Engenho do Mato.

O cineasta brasiliense René Sampaio também é alvo da operação, devido ao contrato que sua produtora de audiovisual teria com a prefeitura de Niterói. Ele é dono da Fulano Filmes, umas das empresas integrantes do esquema articulado pelo prefeito da cidade para se beneficiar, conforme aponta o MPF.

A Fulano Filmes possui como sócios René Sampaio e Krysse Mello Gonçalves, e já teve o colaborador Renato Pereira como um dos sócios da empresa. Todos são alvo da investigação.

René dirigiu Faroeste Caboclo, filme de 2013, e também está à frente da direção do longa Eduardo e Mônica, que ainda não tem data de estreia definida, por conta da pandemia. Ele também é diretor e produtor da série Impuros.

Em nota, a assessoria disse “que o trabalho do cineasta se limita à direção criativa e artística, não tendo envolvimento em questões administrativas da produtora”. “Mesmo assim, todos os esclarecimentos que se mostrem necessários serão prestados por ele às autoridades, para que não reste qualquer dúvida sobre a lisura de sua conduta”, finaliza o texto.

Já a a produtora KRM afirmou que todos os serviços contratados foram entregues “cumprindo o prazo, o escopo e o orçamento acertados em contrato” com uma produtora, que teria sido contratada pela Prefeitura. “Os valores cobrados são condizentes com os de mercado”, diz a nota.

Operação

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região expediu 11 mandados de busca e apreensão. Cerca de 60 policiais federais cumprem os mandados em órgãos públicos, empresas e residências no Rio de Janeiro, em Niterói e em São Paulo.

Entre os endereços, está a residência do chefe do Executivo de Niterói, Rodrigo Neves, e a sede da prefeitura. Em nota, administração da cidade afirmou que considera a ação “absurda” e que Neves nunca foi convidado a prestar qualquer esclarecimento à PF.

“Apesar de não ter informações sobre do que se trata a ação, o prefeito esclarece que a Transoceânica e o túnel Charitas Cafubá foram concluídos há tempos, cumprindo o planejamento da obra e melhoraram muito a qualidade de vida dos niteroienses. A prestação de contas detalhada foi concluída e aprovada por órgãos de acompanhamento e financiamento, como a Caixa Econômica Federal”, informa a nota enviada à Agência Brasil.

Ainda de acordo com o comunicado, a operação de hoje é “abusiva, típica de regimes autoritários” e tem objetivos políticos.

“O objetivo da ação sobre fatos ocorridos há muitos anos, sem que o prefeito jamais tenha sido ouvido, tem o claro objetivo de desgastar a administração e o prefeito que tem aprovação de mais de 85% da população e cujo sucessor obteve vitória retumbante no primeiro turno com 62% a 9%. O prefeito repudia a utilização de aparato do Estado com a polícia para ações de perseguição política”, afirma o texto.

Além disso, o prefeito diz ser perseguido desde 2018 e nada foi encontrado contra ele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?